No âmbito das comemorações dos 50 anos da revolução de 25 de abril de 1974, a biblioteca da Escola Secundária José Estêvão, do Agrupamento de Escolas José Estêvão, desafiou os alunos a viverem a experiência da madrugada de Abril.
Organizados em equipas, iniciam a realização de um Escape Room, criado pela biblioteca escolar, em que passam a integrar a coluna militar, comandada por Salgueiro Maia, que partiu de Santarém para Lisboa, na noite de 25 de abril.
Por razões de segurança, desconhecem os objetivos. Ao longo do dia serão comunicados pelo Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas (MFA), código Óscar, através de mensagens, as missões que devem realizar. É fundamental manter o segredo da operação militar “Fim-Regime”.
Durante o período de realização desta atividade, a biblioteca manteve uma exposição alusiva às comemorações e que integrou elementos necessários ao cumprimento da operação.
Descrevem-se a seguir os passos da implementação.
Em simultâneo, foi projetada uma apresentação em Power Point, com temporizador. As equipas tiveram 30 minutos para concluir todas as missões. Existiu, em complemento, um placar com as informações do Posto de Comando do MFA, importantes para a concretização das missões.
3-No final da execução das missões pelas equipas, em diálogo com os alunos, foram revistos os principais momentos do golpe militar visados na atividade, com o apoio da apresentação em PowerPoint, do placar do posto de comando do MFA e da obra Os Rapazes dos Tanques, de Alfredo Cunha e Adelino Gomes. (Cunha, A. & Gomes, A. Os rapazes dos tanques. Porto Editora, 2014. ISBN 978-972-0-04634-5).
Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top, ex aequo, em abril de 2024.