Media | Conhecer | Refletir | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Filosofia | Metaverso
A partir da leitura de um artigo e do visionamento de um vídeo, elaboração de textos de opinião sobre o metaverso.
|
|
Objetivos
- Conhecer o conceito de metaverso;
- Pensar essa tecnologia de forma crítica;
- Escrever um texto de opinião.
|
|
Desenvolvimento A partir da leitura de um artigo e do visionamento de um vídeo, elaboração de textos de opinião sobre o metaverso.
- A pares, os alunos:
- Leem o artigo You’re living in the Metaverse, you just don’t know it yet.
Nota: Caso dominem bem o inglês podem fazê-lo no original; caso sintam necessidade, podem recorrer à tradução automática.
-
- Veem o vídeo Explainer: What is the 'metaverse'?
- Em grande grupo, os alunos:
- Discutem sobre as ideias transmitidas no artigo;
- Refletem sobre as implicações do metaverso. (veja o recurso de apoio para orientar a reflexão).
- Individualmente, os alunos escrevem um texto de opinião sobre o metaverso.
- Os alunos fazem correção interpares dos textos produzidos.
- Os textos finais são publicados nos canais de comunicação da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Analisa o potencial e os limites inerentes aos diferentes tipos, formatos e linguagens dos media. 2. Avalia usos e impactos sociais dos media (atitudes face aos media, acesso, uso e valor da informação, padrões de utilização, públicos-alvo, ...). Atitudes/ Valores: 1. Tem um comportamento ético e responsável no uso dos media. 2. Demonstra espírito crítico face aos media. 5. Age de forma cívica e empenhada nos contextos mediáticos em que participa. |
|
Articulação curricular possível Cidadania e Desenvolvimento Filosofia Português
|
|
Recursos
|
|
Observações
- Esta atividade foi adaptada de: Your English PAL, (s.d.). The Metaverse. https://yourenglishpal.com/blog/esl-conversation-lesson-plan-metaverse/
- Caso esta atividade seja implementada em várias turmas, seria interessante promover um debate interturmas sobre o metaverso.
|