Media | Produzir | 3.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Transdisciplinar | Várias | Cartazes | Infográficos | Podcasts | Folhetos | Rádio | Apresentações digitais
Produção de um programa de rádio sobre o património local.
 
 
 
 

Objetivos

  • Explorar o potencial do património local enquanto espaço de imaginação, inspiração, magia, aprendizagem, reflexão, debate e conhecimento; 
  • Promover uma relação personalizada dos alunos com objetos artísticos e com o património da localidade; 
  • Desenvolver as capacidades de comunicação dos alunos a favor da conservação do património local.
  • Apresentar e partilhar informações sobre o processo de desenvolvimento e os seus resultados, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração.

 

Desenvolvimento

Produção de um programa de rádio sobre o património local.

1. Em pequenos grupos, os alunos:

  • Identificam um elemento do património local (bem cultural material ou imaterial) que consideram ter significado para o seu bairro ou comunidade;

  • Desenvolvem uma pesquisa para apropriação de todo o conhecimento possível a respeito desse bem cultural (visitas ao local e/ou consulta de fontes - docentes, familiares, pessoas que moram no local, arquivistas, bibliotecários, bibliotecas, Internet…).

Sugestões:
O docente de História pode disponibilizar informações históricas sobre o bem cultural; o docente de geografia pode salientar os aspetos particulares da situação do local e/ou as suas características geográficas; o professor bibliotecário pode apresentar uma seleção de textos (literatura geral, poesia, teatro); o docente de ciências pode alertar os alunos para os perigos que ameaçam o bem devido ao turismo, à poluição ou à negligência; …)

  • Recriam o bem cultural (através de diálogo, dramatização, música, poesia, sons, texto descritivo…).


2. Em grande grupo, com base nas apresentações feitas, escolhem-se as melhores ideias para serem apresentadas num programa de rádio.

O programa pode incluir:
- um diálogo entre os alunos a favor ou contra a inscrição de um bem na Lista do Património Mundial da UNESCO; 
- um diálogo entre os alunos e agentes culturais locais;
- depoimentos sobre a importância, situação geográfica e beleza de um bem do património local;
- excertos de poemas que façam alusão a um bem do património local; 
- música e sons (natureza, animais, sinos de igreja, diálogos rituais, hinos) evocativos de bens do património local…
 

3. Em pequenos grupos, os alunos:

  • Gravam o programa de rádio (podcast) e enviam-no para uma estação de rádio, previamente selecionada/ contactada (local, regional ou nacional);
  • Elaboram materiais para divulgação da iniciativa (folhetos; cartazes; apresentações digitais; podcasts; cartazes; convites à comunidade escolar/ educativa; ….)

4. Publicação e disseminação dos materiais de divulgação nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

5. Usa os media e ambientes online para produzir mensagens, interagir e comunicar com uma intencionalidade definida.

Atitudes/ Valores:

3. Revela criatividade no uso dos media. 
7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media.

 

Articulação curricular possível

Disciplinas/ áreas envolvidas na atividade

Cidadania e Desenvolvimento

 

Recursos

Observações

Algumas sugestões de seguimento:

  • falar com os alunos sobre aquilo que viram e aprenderam;
  • sugerir aos alunos um novo projeto de pesquisa, como por exemplo encontrar formas de melhorar o bem, efetuar a análise sobre os perigos que o ameaçam e encontrar soluções, etc.;
  • convidar os alunos a escreverem um artigo sobre esta experiência para o jornal escolar e/ou para um jornal local;
  • promover uma exposição (processos e/ou produtos) e/ ou um debate envolvendo a comunidade…
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard