|
Objetivos
- Explorar o potencial do património local enquanto espaço de imaginação, inspiração, magia, aprendizagem, reflexão, debate e conhecimento;
- Promover uma relação personalizada dos alunos com objetos artísticos e com o património da localidade;
- Desenvolver as capacidades de comunicação dos alunos a favor da conservação do património local.
- Apresentar e partilhar informações sobre o processo de desenvolvimento e os seus resultados, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração.
|
|
Desenvolvimento Produção de um programa de rádio sobre o património local. 1. Em pequenos grupos, os alunos:
- Identificam um elemento do património local (bem cultural material ou imaterial) que consideram ter significado para o seu bairro ou comunidade;
- Desenvolvem uma pesquisa para apropriação de todo o conhecimento possível a respeito desse bem cultural (visitas ao local e/ou consulta de fontes - docentes, familiares, pessoas que moram no local, arquivistas, bibliotecários, bibliotecas, Internet…).
Sugestões: O docente de História pode disponibilizar informações históricas sobre o bem cultural; o docente de geografia pode salientar os aspetos particulares da situação do local e/ou as suas características geográficas; o professor bibliotecário pode apresentar uma seleção de textos (literatura geral, poesia, teatro); o docente de ciências pode alertar os alunos para os perigos que ameaçam o bem devido ao turismo, à poluição ou à negligência; …)
- Recriam o bem cultural (através de diálogo, dramatização, música, poesia, sons, texto descritivo…).
2. Em grande grupo, com base nas apresentações feitas, escolhem-se as melhores ideias para serem apresentadas num programa de rádio. O programa pode incluir:- um diálogo entre os alunos a favor ou contra a inscrição de um bem na Lista do Património Mundial da UNESCO; - um diálogo entre os alunos e agentes culturais locais;- depoimentos sobre a importância, situação geográfica e beleza de um bem do património local;- excertos de poemas que façam alusão a um bem do património local; - música e sons (natureza, animais, sinos de igreja, diálogos rituais, hinos) evocativos de bens do património local… 3. Em pequenos grupos, os alunos:
- Gravam o programa de rádio (podcast) e enviam-no para uma estação de rádio, previamente selecionada/ contactada (local, regional ou nacional);
- Elaboram materiais para divulgação da iniciativa (folhetos; cartazes; apresentações digitais; podcasts; cartazes; convites à comunidade escolar/ educativa; ….)
4. Publicação e disseminação dos materiais de divulgação nos canais de comunicação da biblioteca. |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 5. Usa os media e ambientes online para produzir mensagens, interagir e comunicar com uma intencionalidade definida. Atitudes/ Valores: 3. Revela criatividade no uso dos media. 7. Colabora com os outros enquanto consumidor e produtor de media. |