Veneza em Festa - De Canaletto a Guardi
Em 2024, o Museu Calouste Gulbenkian recebe os mestres da pintura veneziana do século XVIII, numa exposição realizada em colaboração com o Museo Thyssen-Bornemisza, aberta ao público entre 25 de outubro de 2024 e 13 de janeiro de 2025. A propósito desta exposição, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Museu Calouste Gulbenkian propõem este desafio.
Lançamento
[18.10.2024]
Enquadramento
Veneza em Festa: De Canaletto a Guardi é uma exposição do Museu Calouste Gulbenkian, aberta ao público entre 25 de outubro de 2024 e 13 de janeiro de 2025.
Objeto
A Fundação Calouste Gulbenkian, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, lança às escolas a oportunidade de crianças e jovens apresentarem um projeto escolar que proponha uma visão própria sobre as obras de arte apresentadas e as histórias que elas contam.
Características
Os projetos a apresentar...
- Devem ser relacionados com as 3 temáticas da Exposição Veneza em Festa:
- Veneza em Festa
- Arquitetura e paisagem em Veneza
- Aquecimento global e subida das águas.
- Podem:
- ter um âmbito informativo/documental, literário, artístico/ficcional.
- podem incluir textos (até 1000 palavras), imagens/fotografias (até 15 unidades), registo sonoro/vídeo (até 4 minutos) e/ou jogo multimédia para PC/MAC (ficheiro Zip).
- Devem ainda ser:
- Realizados, individualmente ou em grupo, por crianças e jovens;
- Apresentados em língua portuguesa ou conter legendas em português;
- Orientados por um professor bibliotecário ou outro docente.
- Devem conter obrigatoriamente uma ficha técnica com a informação da escola/agrupamento de escolas, autor(es), título, lugar, data e outra considerada relevante.
- Não devem conter material que viole direitos de autor e direitos conexos.
Recursos
Sessões à distância
O Museu Calouste Gulbenkian, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, realiza sessões à distância para enquadramento e sensibilização sobre as temáticas da exposição. Estas sessões são dirigidas a docentes das escolas que tenham manifestado interesse em realizar com os seus alunos projetos neste âmbito e são de participação voluntária.
Calendário das sessões
Visitas à exposição, guiadas e à distância
Estas visitas são dirigidas a docentes e a alunos das escolas que tenham manifestado interesse em realizar projetos neste âmbito e são de participação voluntária.
Calendário das visitas
- 19 de novembro de 2024 | 10h30 – 11h30 | crianças do pré-escolar e alunos do 1.º e 2.º ciclos (Acesso à sala Zoom)
- 26 de novembro de 2024 | 15h00 - 16h00 | alunos de 3.º ciclo e de ensino secundário (Acesso à sala Zoom)
Visita à exposição presencial
Os alunos e respetivo professor responsável inscritos na iniciativa, podem marcar visita presencial gratuita à exposição. Neste modelo, o Museu pode acolher até 25 turmas. As marcações devem ser feitas para veneza@mail-rbe.org.
Apresentação
Até cinco projetos serão selecionados para apresentação na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. Esta seleção será realizada por dois elementos da Fundação e dois elementos da Rede de Bibliotecas Escolares.
A apresentação será realizada a 12 de maio de 2025.
Prazos
- De 22 de outubro até 17 de dezembro de 2024: inscrição das escolas/agrupamentos de escolas, através de um formulário disponibilizado pela Rede de Bibliotecas Escolares, sendo o(s) professor(es) bibliotecário(s) o(s) responsável(eis) pela coordenação, registo e submissão dos projetos em cada escola ou agrupamento de escolas.
- Até 10 de março de 2025: submissão dos projetos das crianças e jovens, através de formulário disponibilizado pela Rede de Bibliotecas Escolares.
- Até 31 de março de 2025: divulgação dos projetos vencedores nos portais e redes sociais da Rede de Bibliotecas Escolares.
- 28 de abril de 2025: apresentação na Fundação Calouste Gulbenkian dos projetos selecionados.
Normas/ Disposições para Participação
Consulte documento para conhecer todas as disposições.