Enquadramento Dinâmicas educativas Notas das escolas Projetos e iniciativas Clips
O que são?
Relatos, no espaço público, de uma experiência pessoal de luta por uma causa.
Testemunhar é importante?
É importante porque apesar do caráter subjetivo, afetivo e lacunar deste relato, ele é a expressão de um processo interior, íntimo, de tomada de consciência e de posição (decisão) individual a respeito de uma situação crítica da sociedade. Mediante o uso da palavra (ou outro sinal), favorece, na comunidade, o esclarecimento, o envolvimento e o diálogo, constituindo uma estratégia de crescimento interior e de combate à indiferença e passividade social.
Porque devemos ler criticamente os testemunhos?
Porque podem exprimir opiniões e sentimentos, em vez de conhecimentos e factos. O testemunho é uma narrativa (ficção) cujo sujeito atribui sentido (interpreta) a um elemento vivido da experiência (acontecimento). Atualmente regista-se uma tendência da cultura mediática para a captação da atenção da sociedade através do espetáculo do próprio eu, sendo fundamental avaliar a credibilidade (caráter e autoridade) da fonte ou pessoa que testemunha e o fundamento lógico da sua argumentação.
A discussão é a dinâmica educativa que visa, de forma intencional e radical, este esclarecimento, razão pela qual as suas diversas modalidades (debates; representação de papéis; encontros, lições abertas, fóruns, assembleias, cimeiras; comunidades de leitores, tertúlias, laboratórios de ideias…) devem estar associadas à apresentação de testemunhos.