Apesar de todos os constrangimentos que as escolas sofreram a partir de março de 2020, as Olimpíadas da Cultura Clássica 2019-20 registaram uma participação notável nas suas duas vertentes: Desafios Escritos e Desafios de Artes/ Multimédia.
Foi devido um público reconhecimento a todos os professores e alunos que se envolveram, com entusiasmo, na descoberta e reflexão sobre os temas e na elaboração criativa de trabalhos que espelharam essa apropriação e reinterpretação.
Na impossibilidade de realizar um evento final desta iniciativa, com divulgação dos premiados e mostra de trabalhos, foi preparada essa divulgação e mostra em formato vídeo.
Após o fim do prazo para a submissão de trabalhos e tendo em conta a situação pandémica, uma vez que não houve condições para a entrega dos trabalhos ‘físicos’ na Faculdade de Letras, querendo reconhecer o empenho dos participantes nestas Olimpíadas, o júri decidiu avaliar os desafios de artes/multimédia a partir dos documentos e hiperligações submetidas nos formulários.
No caso dos recursos digitais e dos vídeos/ filmes, tal não representou qualquer alteração aos procedimentos habituais. No caso dos trabalhos de escultura/instalação ou de pintura/desenho, recomendou-se que, na respetiva submissão, se incluísse um conjunto de imagens suficiente para permitir obter dele uma visão global.
Esta submissão foi feita nos seguintes locais:
- As escolas pertencentes à Rede de Bibliotecas Escolares: no formulário disponível no Sistema de Informação RBE
- As escolas privadas, não integradas na RBE: no endereço http://bit.ly/39uxiQh
No ano letivo de 2019-20 os temas foram:
Foram realizados desafios em 3 escalões de escolaridade:
Para cada um dos níveis etários existiram dois tipos de desafios:
No desafio de artes/ multimédia, os alunos foram livres de apresentar qualquer trabalho sobre um dos três temas definidos para 2019-20. Foram admitidos trabalhos numa das seguintes 4 categorias:
No desafio escrito, os enunciados são elaborados pela Comissão Organizadora e aprovados pela Comissão Científica e incluirão um conjunto de questões e propostas de elaboração de textos. O desafio escrito de 2019-20 passou a ser realizado em formato digital.
Nota: as questões e textos dos desafios escritos incidiram sobre os três temas destas Olimpíadas.
Dentro de cada um dos níveis referidos foi admitida a participação em duas modalidades:
Na modalidade coletiva os grupos tiveram no máximo 4 elementos.
Cada aluno pode participar em ambas as provas (escrita e artes/ multimédia) ou apenas numa.
Na prova escrita a participação foi obrigatoriamente individual. Na prova de artes/ multimédia são admitidas participações nas modalidades individual e coletiva.
Quadro resumo das modalidades de participação:
Escalão | Anos de escolaridade | Desafio escrito | Desafio artes/ multimédia |
A | 4.º, 5.º e 6.º | Individual | Individual ou em grupo |
B | 7.º, 8.º e 9.º | Individual | Individual ou em grupo |
C | 10.º, 11.º e 12.º | Individual | Individual ou em grupo |
Encerradas.
Foram atribuídos prémios, em cada escalão etário, aos 3 melhores classificados dos desafios escritos e ao melhor classificado de cada categoria do desafio de artes/ multimédia (perfazendo um total de 9 prémios no desafio escrito e 12 prémios no desafio de artes/ multimédia).
Para um dos trabalhos de artes/ multimédia houve um prémio extra atribuído pelo Colégio Minerva.
São entidades parceiras das Olimpíadas da Cultura Clássica: