A 15 de dezembro de 2017, foi assinado um Protocolo de Colaboração pelo Ministério da Educação de Cabo Verde e pelo Ministério da Educação de Portugal (Secretaria-Geral da Educação e Ciência; Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares) com o objetivo de apoiar o projeto "Dinamização de Bibliotecas Escolares" em Cabo Verde.
A 6 de maio de 2019, foi assinada uma Declaração de Intenções conjunta relativa à Implementação da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde, pelo Ministério da Educação de Portugal e pelo Ministério da Educação de Cabo Verde. Esta declaração tinha o objetivo de regular a implementação do projeto “Dinamização de Bibliotecas Escolares” e apoiar a operacionalização de uma Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) formatada com conceitos e funcionamento em harmonia com o Plano Nacional de Leitura que se encontrava em preparação.
A 8 de agosto de 2018, foi assinado um Acordo de Cooperação pela Biblioteca Municipal de Cabo Verde, pelo Plano Nacional de Leitura 2027 e pela Rede de Bibliotecas Escolares em Portugal. Este acordo tinha o objetivo de desenvolver e dar apoio cientifico e técnico da formação nas áreas da promoção da leitura, da escrita e das bibliotecas escolares, com vista ao planeamento operacional e capacitação dos dirigentes e técnicos das equipas responsáveis pela estruturação da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde.
A 7 de março de 2022, foi assinado pelos Ministros da Educação e da Cultura de Cabo Verde e pelo Ministro da Educação de Portugal, na VI Cimeira Portugal-Cabo Verde, o Protocolo de Cooperação para o desenvolvimento da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde.