“Os jovens são quem aprende e está nos espaços escolares. Por isso, se há alguém que deva fazer parte desta conversa devem ser as crianças e os jovens”, diz a jovem Maryjacob Okwuosa.
The Lego Foundation. (2022). Call To Action Transforming Education Pre-Summit [Vídeo]. Denmark: Lego. https://www.youtube.com/watch?v=_dkn2k3XIBE
Público-alvo
3.º Ciclo e Ensino Secundário
Contexto
- Partindo do vídeo, dois alunos - os moderadores - promovem na turma a reflexão e a apresentação de ideias e soluções para transformar a educação.
- Outros dois alunos, com o papel de relatores, registam as principais conclusões.
- A atividade pode ocorrer em várias turmas e, neste caso, os relatores de todas as turmas partilham e comparam, no final, as conclusões e elaboram um relato conjunto para publicação no blogue da biblioteca escolar.
- Seguem-se questões que podem contribuir para esta discussão.
Questões
- Com base na tua experiência do quotidiano, com a família, pessoas amigas e comunidade, que prioridades destacas para uma escola que prepara as crianças e jovens para a vida no futuro?
As crianças e jovens devem poder…
-
-
-
-
- … reunir-se, dialogar e ajudarem-se entre si?
- … ser ouvidas e serem parceiros – não apenas beneficiários - das principais decisões na escola?
- … recuperar e ser apoiados nas aprendizagens?
- … usufruir e participar em diferentes estilos e ambientes de aprendizagem?
- … envolver-se em projetos interdisciplinares e em grupo, beneficiando da articulação entre saberes/ disciplinas e pessoas?
- … participar em atividades significativas, com ligação à vida diária?
- … tomar decisões com base na ciência e em dados?
- … poder usufruir de acesso universal e gratuito à internet?
- … ter acesso universal e gratuito às artes/ expressões e cultura?
No final deste tópico o grupo pode chegar a um consenso que lhe permita elaborar um ranking com 3 a 5 aspetos essenciais para mudar a escola.
- Quais são as competências fundamentais que uma escola que prepare para a vida no futuro deve incentivar?
-
-
-
- A curiosidade e o gosto por aprender ao longo da vida?
- A atenção e o cuidado relativamente às outras pessoas, sobretudo das mais vulneráveis?
- A criatividade e inovação?
- A participação cívica na comunidade local?
- A saúde e o bem-estar?
- Estas prioridades e competências são desenvolvidas na tua escola? Sim? Não?
- A Fundação Lego destaca a importância da brincadeira, do divertimento e do jogo na aprendizagem. Concordas com esta valorização? Sim? Não?
- Que sugestões darias a um professor para tornar as suas aulas mais interessantes e divertidas?
- Como podem as crianças e jovens ajudar a alcançar o sonho/ aspiração de transformar a escola/ educação?
-
-
- Falando destas questões em todos os contextos?
- Apresentando propostas junto dos órgãos de decisão?
- Envolvendo a comunidade local através de campanhas e outras iniciativas?
- Participando nos órgãos de comunicação locais com artigos, fotografias, entrevistas e outros meios de sensibilização?