Bibliotecas > Práticas

Alfabetos com sentidos

A biblioteca da Escola Básica n.º 1 do Bombarral (Agrupamento de Escolas de Fernão do Pó, Bombarral),  no âmbito do Plano de Recuperação das Aprendizagens, desenvolveu a atividade Alfabetos com sentidos, em articulação com os docentes do 2º ano, num trabalho de implementação do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar.  A atividade desenvolveu-se em três momentos:

1.º momento - Histórias com alfabetos dentro: manuseamento e leitura de excertos de diferentes livros com o tema «Alfabeto» seguido de ordenação de letras de madeira em grande formato. Os títulos utilizados foram: Uma letra, mil palavras, de Manuela Ribeiro; O que se vê no ABC, de Daphne Rocha; ABZZZZZ, de Isabel Minhós Martins; Era uma vez o alfabeto, de Oliver Jeffers; O alfabeto da Natureza, O Alfabeto dos Países e o Hospital das Letras, de José Jorge Letria.

2.º momento - Ler com a ponta dos dedos : numa régua sensorial, identificação individual, por parte dos alunos, de pequenos objetos, através do tato, seguida da identificação da inicial do nome do objeto e colocação do mesmo numa caixa com a respetiva letra;

3º momento - Alfabetos sensoriais: rotativamente, os alunos  circulam em diferentes mesas com as seguintes atividades:

  1. construção de um puzzle de grandes dimensões;
  2. desenho de letras maiúsculas, com o dedo, em tabuleiros de sal colorido;
  3. desenho de letras maiúsculas com grãos de café, "potpourri", paus de canela, flor de anis, feijão e grão.

Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top em novembro de 2022

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard