Concurso Nacional de Leitura | 14.ª edição

Final - Oeiras: Parque dos poetas - Templo da poesia

Realizou-se no dia 5 de junho a grande festa final da 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
Por razões sanitárias, não foi possível fazer como habitualmente a grande finalíssima, com a presença de todos os vencedores das fases intermunicipais, pelo que foi necessário encontrar um formato a distância, em que, apesar das limitações, a festa continuasse a poder ser para todos.

Após a habitual prova de pré-seleção em linha, vinte concorrentes foram convidados a estar presencialmente nesta final do concurso e a prestar as provas de palco - exercício de leitura e de argumentação. Desses vinte concorrentes, foram atribuídos prémios em cada uma das categorias.

Para criar mais uma possibilidade para os cerca de duzentos vencedores intermunicipais estarem presentes na final, todos tiveram oportunidade de enviar um pequeno filme em que promoviam o seu livro predileto. Ao longo da sessão, foram divulgados os cinco vencedores de cada um dos níveis de ensino.

 

Fase escolar/ municipal

 

 
 
Objetivo
Estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura.

Descrição
O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL2027) que se organiza em diferentes fases: Escola/ Municipal/ Intermunicipal/ Nacional. Em cada fase há atividades de leitura e subsequente apuramento de concorrentes para a fase seguinte. A Rede de Bibliotecas Escolares associa-se, convidando os professores bibliotecários a promoverem o concurso a partir das suas bibliotecas e colaborando nas diferentes fases de implementação.

Destinatários 
Alunos de 3.º e 4.º ano, do 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário.
 
 

Parceiros 
Plano Nacional de Leitura (PNL2027); Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); Direção-Geral de Administração Escolar/ Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e Rádio Televisão Portuguesa (RTP).
 
Data de início 
2006
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard