A biblioteca escolar da Escola Básica Vasco da Gama, Agrupamento de Escolas de Sines, trabalhou com os alunos do 2.º e 3.º ciclos o tema do racismo e da discriminação, aprofundando as origens do território, história e cultura locais, mediante visita guiada e discussão da exposição, Africanos em Sines – Rota da Escravatura (Séculos XV – XIX), instalada no seu espaço e cedida temporariamente pelo Arquivo Municipal de Sines e Centro de Arte de Sines (Câmara Municipal de Sines), de que é parceira.

A exposição permitiu, nas palavras da professora bibliotecária, “revisitar os testemunhos do passado, e sensibilizar para os valores da integração, como parte integrante da História”, enquadrar a realidade atual multicultural no passado e sensibilizar “para os valores de cidadania, multiculturalidade, diversidade e integração”.

As sessões de mediação da exposição foram dinamizadas por especialista do Arquivo e Centro de Arte e pela professora bibliotecária e a iniciativa foi planificada em articulação com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Ainda que localmente não tenha sido criada uma exposição como esta, as crianças e jovens podem, com o apoio da biblioteca escolar e do arquivo municipal, criar exposições, roteiros turísticos ou museus digitais que contribuam para identificar e compreender fenómenos de racismo e discriminação na história do lugar que habitam.

Fontes

Arquivo Municipal de Sines. (2017). Africanos em Sines. Sines: Câmara Municipal de Sines. https://www.sines.pt/cmsines/uploads/writer_file/document/1251/africanos_em_sines.pdf

Biblioteca Escolar. (2021, 18 nov.). Exposição na BE: Africanos em Sines – Rota da Escravatura (séculos XV-XIX). Sines. AE Sines. https://educacao.data.blog/2021/11/18/exposicao-na-biblioteca-escolar/

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard