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Reflexão sobre direitos de autor e o uso ético da informação a partir da análise de situações práticas.
 
 
 
 

Objetivos

  • Refletir sobre comportamentos relacionados com a pesquisa, o uso e o tratamento da informação.
  • Adotar procedimentos e normas de respeito pela propriedade intelectual, pelos direitos de autor e direitos conexos

 

Desenvolvimento

Reflexão sobre direitos de autor e o uso ético da informação a partir da análise de situações práticas.

  • Os docentes:

    • conversam com os alunos sobre os conceitos de “propriedade intelectual”, “direitos de autor” e “direitos conexos”;

    • apresentam algumas páginas Web com informações úteis e secção de “Perguntas Frequentes” sobre direitos de autor e um exemplo de tutorial sobre citação/referenciação (ver recursos);

    • disponibilizam aos alunos cenários ilustrativos do uso e tratamento da informação em trabalhos escolares (ver recursos).

  • Em pequenos grupos, os alunos:

    • analisam cada uma das situações apresentadas, identificando procedimentos corretos e/ou incorretos relativamente ao uso e tratamento da informação e ao respeito pelos direitos de autor;

    • fundamentam as suas apreciações com base na pesquisa de informação nos recursos sugeridos, sempre que possível/ quando aplicável.

  • Em grande grupo, os alunos:

    • apresentam e debatem as respostas apresentadas para cada uma das situações analisadas;

    • sistematizam, com a mediação dos docentes, alguns procedimentos essenciais a um comportamento ético no uso e tratamento da informação (ver recursos).

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

6. Extrai, analisa e interpreta a informação, relacionando ideias e contextos de utilização, construindo sentidos e integrando-os no seu sistema de conhecimentos, comportamentos informacionais e valores.
9. Compreende e aplica as normas de proteção e defesa da propriedade intelectual e do copyright, condenando o plágio e o uso ilegal da informação.

Atitudes/ Valores:

1. Manifesta espírito de interrogação.
4. Respeita os direitos de autor e conexos.
6. Aceita a crítica.
7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação.

 

Articulação curricular possível

Ensino Secundário

 

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