DSR
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Lisboa e Vale do Tejo |
Agrupamento de Escolas
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Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto |
Concelho
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Alcobaça |
Ano de integração
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2024 |
SINOPSE | Com este projeto pretende-se incidir em três vertentes, compatíveis e complementares, promovendo a aquisição de competências pelos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, nomeadamente no âmbito das Literacia dos Media e da Informação, incluindo transversalmente a Literacia Digital. Neste processo, entende-se como fundamental o desenvolvimento de estratégias que promovam, simultaneamente, atitudes e valores, numa perspetiva de Cidadania, e dos conhecimentos e das capacidades propriamente ditos. Na vertente de Literacia dos Media, as abordagens a desenvolver, assentes numa lógica de trabalho de currículo de forma integrada, focam-se nos seguintes aspetos: distinção, caracterização e identificação de limites e de potencialidade dos media atuais, com ênfase nos novos media digitais; potencialidades, riscos de superficialidade e de polarização das redes sociais; reconhecimento e sinais de desinformação na atualidade; identificação de questões de segurança, privacidade, identidade, reputação e bem-estar online e offline, com respeito dos direitos de autor e da propriedade intelectual; reflexão sobre as consequências sociais e políticas decorrentes da desinformação. Na vertente de Literacia da Informação, a partir das necessidades de cada aluno/ grupos de alunos, serão propostos cenários de aprendizagem para abordagem dos seguintes aspetos, com vista à aquisição de proficiência e de autonomia nos processos de pesquisa, de tratamento e de comunicação de informação, nomeadamente: pesquisa e seleção de informação em ambientes digitais e físicos; a organização, o processamento, a análise e a interpretação da informação; a comparação e a avaliação crítica da fiabilidade das fontes de informação, em função dos contextos de produção e de difusão; a criação de produtos de trabalho que respeitem os direitos de autor e o licenciamento (plágio, citações referências bibliográficas, licenças); integração da Inteligência Artificial nos processos de pesquisa de informação e na construção do conhecimento. Face ao exposto, o presente programa apresenta-se como uma oportunidade para desenvolvimento de um trabalho concertado e mais consistente em torno das literacias, com base no trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e a sala de aula, indo ao encontro no preconizado no documento Aprender com a Biblioteca Escolar, contribuindo assim para a formação dos alunos. O púbico-alvo deste projeto são os alunos do Agrupamento, em articulação com os docentes titulares de turma do pré-escolar e do 1.º ciclo e com os Conselhos de Turma dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário. Pretende-se que esta articulação seja construtivista, permitido a integração de projetos de acordo com as necessidades das turmas e/ ou grupos de alunos, podendo incluir o apoio da equipa da biblioteca escolar no desenvolvimento integral ou parcial de um projeto de turma e/ ou o desenvolvimento de sessões formativas com temáticas específicas, adequadas ao público-alvo. Neste âmbito, as disciplinas a incluir neste projeto ProLiteracias estão dependentes das escolhas temáticas e metodológicas de cada proposta, aferida por cada Conselho de Turma/ Docente Titular de Turma, em conjunto com a Biblioteca Escolar. |