DSR
Lisboa e Vale do Tejo
Agrupamento de Escolas
Agrupamento de Escolas Passos Manuel
Concelho
Lisboa
Ano de integração
2024
SINOPSE

O projeto Proliteracias foi traçado com o intuito de cumprir objetivos como:

  • Implementar técnicas e estratégias de pesquisa, seleção e análise crítica da informação em diferentes media.
  • Saber extrair, relacionar e registar informação relevante a partir das fontes selecionadas, tendo em vista os objetivos definidos e a resolução de problemas.
  • Adotar um comportamento informacional ético, respeitando os direitos de autor, evitando diferentes formas de plágio.

Com a implementação deste projeto pretende-se efetuar ações de articulação entre a BE e o trabalho de sala de aula com diferentes disciplinas ao nível de:

  • Modelo(s)/guiões de pesquisa.
  • Técnicas e estratégias de pesquisa de informação.
  • Exploração de palavras-chave, termos de pesquisa e mapas conceptuais para obter a informação desejada.
  • Pesquisa e seleção de fontes de informação (impressas e digitais).
  • Avaliação de páginas web e validação da informação.
  • Treino de técnicas/recursos para a recolha de informação e a tomada de notas.
  • Plágio e direitos de autor trabalhando aspetos como a citação e a referenciação de autores, tendo em conta o estilo APA (7.ª edição).
  • Licenças Creative Commons.
  • Utilização e domínio de ferramentas digitais para comunicar as aprendizagens realizadas.

A operacionalização decorrerá em diferentes sessões planeadas (no máximo 7, por turma) entre a biblioteca escolar e as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Português, Biologia, História, Inglês, Francês, Assembleia de Turma, Geografia e disciplinas do Curso de Turismo. O cumprimento desta articulação está pensado de forma a abranger pelo menos 2 turmas por ciclo.

Em cada turma haverá momentos expositivos orientadores sobre os aspetos da literacia mediática e de informação a trabalhar e o tipo de tarefas a realizar pelos alunos, os quais serão alternados com momentos de aprendizagem ativa em que os alunos irão explorar diferentes recursos, em trabalho individual e/ou grupo.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard