Título
|
Leitura inclusiva |
DSR
|
Norte |
Agrupamento de Escolas
|
AE D. Afonso III, Vinhais |
Escola
|
Escola Básica e Secundária D. Afonso III, Vinhais |
Ano de integração
|
2024 |
SINOPSE | Os livros acessíveis democratizam o acesso à informação, ao conhecimento e à cultura, fundamentais para a formação intelectual e cultural do indivíduo. Neste sentido, com o objetivo de responder a essa diversidade de leitores de forma equitativa, o projeto Leitura Inclusiva visa promover a inclusão educativa e social dos alunos através da leitura. Este projeto concretiza-se através da adaptação de um conjunto de obras literárias para diferentes idades e anos de escolaridade, em diferentes formatos (audiolivro; pictogramas; escrita para baixa-visão; braille, ilustrações em relevo e LGP (Língua Gestual Portuguesa). A sua operacionalização decorre da mobilização dos diferentes parceiros educativos através de um trabalho articulado com a biblioteca escolar. As obras adaptadas proporcionarão aos alunos condições de equidade, indo ao encontro das expetativas, das potencialidades e necessidades educativas de cada um, proporcionando, simultaneamente, um sentimento de pertença e de inclusão. |
2024 |