No contexto das Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, a biblioteca da Escola Básica D. Luís de Ataíde, do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, Peniche, desenvolveu a atividade Adapt’ARTE, com as turmas do 7.º ano de escolaridade, em articulação curricular com as disciplinas de português, educação visual e tecnologias de informação e comunicação (TIC).
A atividade consistiu na adoção e recriação de uma obra de arte integrando elementos do universo camoniano, associadas a uma atividade de seleção e leitura de versos de Camões. Desenvolveu-se de acordo com as seguintes etapas:
- Durante uma aula de educação visual, a atividade foi apresentada aos alunos e como motivação para a recriação artística proposta, foi visionado um vídeo com vários exemplos de recriação.
- Posteriormente, na biblioteca escolar, em aulas de educação visual, de português e de TIC, os alunos:
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- com base num guião de trabalho fornecido pelo professor, pesquisaram informação sobre pinturas (obra, autor e movimento artístico…) a partir de visitas virtuais a vários Museus, alguns dos quais disponíveis na página “Recursos+” do blogue da biblioteca;
- selecionaram uma obra do repertório da história da arte mundial, marcada pela presença da figura humana, e procederam ao tratamento da informação pesquisada, tendo sido sensibilizados para a questão dos direitos de autor e referenciação das fontes consultadas, de acordo com a 7.ª edição das Normas APA.
- Seguidamente, numa aula de educação visual, a professora validou a seleção realizada pelos alunos, atendendo a critérios de qualidade e tamanho, e deu orientações para a recriação da obra escolhida com integração de símbolos alusivos a Camões como, por exemplo, pala, coroa de louros e/ou gola.
- Com o contributo das famílias, os alunos recriaram a obra, segundo as indicações do guião: para além do(s) símbolo(s) camoniano(s), tiveram de integrar na composição 3 elementos à sua escolha que se enquadrassem na cena reproduzida. Também tiveram de atender ao enquadramento/campo visual, de modo a que a sua criação se assemelhasse o mais possível à obra original.
- Com os trabalhos concluídos, nas aulas de português e de educação visual e com a intervenção da biblioteca escolar, foi organizada e montada a exposição: “Adapt’ARTE” que esteve patente na Semana da Leitura.
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- Na biblioteca, partir da consulta do Portal da Literatura e do livro Obras Completas de Luiz de Camões, concretizou-se a atividade “Camões 1 Cadáver Esquisito”: cada aluno procedeu à seleção aleatória de 1 verso da lírica camoniana, verso esse que passou a identificar a sua criação.
- Num momento de leitura coletiva e simultânea (ALeR-Te) em todo o Agrupamento, os alunos envolvidos nesta atividade leram os versos selecionados e atribuíram-nos à sua criação. A exposição dos trabalhos (re)nomeados com os versos atribuídos deu corpo ao mural “Adapt’ARTE”.
- Na biblioteca escolar, durante uma aula de 90 minutos de educação visual, os alunos procederam à apresentação dos trabalhos, sob a forma de um pitch, com duração de 3 minutos, com respeito pela seguinte estrutura: apresentação do autor, da obra selecionada, do movimento artístico em que se insere e explicação do processo de recriação camoniana concretizado.
- A atividade culminou com a gravação áudio da leitura dos versos pelos alunos e com a criação do ebook Adapt’ARTE, usando a ferramenta digital Book Creator, para coligir e partilhar com a comunidade e as famílias, os trabalhos realizados e a gravação áudio da leitura dos versos.
Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top em abril de 2025.