FableVision Studios. (2011). Above and Beyond. Boston, USA: FVS. https://www.fablevisionstudios.com/above-and-beyond
Público-alvo
3.º Ciclo e Ensino Secundário
Descrição
- A atividade visa a apresentação de ideias e soluções para transformar a educação, a partir da discussão de um vídeo e das experiências da vida diária dos alunos.
- Os alunos estão sentados em cadeiras num dos lados da biblioteca ou sala de aula e em frente cria-se um espaço vazio que funciona como palco para cerca de 10 alunos.
- A sessão foi preparada por dois alunos, uma rapariga e um rapaz, que são os moderadores.
- Partindo da apresentação do vídeo, os moderadores lançam à turma uma pergunta.
- De seguida, solicitam à turma para quem concordar com aquela pergunta, colocar o braço no ar.
- Selecionam 3 alunos de braço levantado para se chegarem à frente, os quais, diante de todos, devem fundamentar as suas decisões.
- Depois, para a mesma pergunta, solicitem a quem discorde para colocarem o braço no ar.
- Selecionam 3 alunos de braço levantado para se chegarem à frente, os quais, diante de todos, devem justificar os seus pontos de vista.
- Encontrando-se os 6 alunos no palco improvisado, os moderadores perguntam, num terceiro momento e a propósito da mesma pergunta, se algum dos elementos do palco quer mudar a sua posição e, depois, se os 6 podem chegar a um consenso.
- Repetem o processo até concluírem as questões planeadas.
- Dois relatores registam as principais conclusões, bem como dois ou três testemunhos relevantes (até 40 palavras/ aluno).
- Seguem-se questões simples que podem contribuir para esta reflexão sobre o filme e sobre a vida diária da escola.
Questões
- As escolas distribuem kits de ferramentas idênticos para todos os alunos?
- Os trabalhos realizados pelos alunos devem ser todos iguais?
- Os alunos limitam-se a seguir instruções?
- A escola cria oportunidades de os alunos não seguirem as instruções e tentarem adotar diferentes abordagens, consoante as suas capacidades, talentos e interesses?
- A escola cria oportunidades de os alunos trabalharem em conjunto?
- A escola cria oportunidades de aprendizagem que permitam aos alunos irem acima e além, preparando-os para enfrentar os desafios do século XXI?
- Quais são os principais obstáculos que impedem a escola de criar oportunidades de aprendizagem que permitam aos alunos irem acima e além?
-
-
- A irrelevância e/ ou extensão dos programas curriculares?
- A existência de provas sumativas e/ ou exames nacionais?
- O elevado número de alunos por turma?
- A abordagem excessivamente teórica e monodisciplinar do professor?
- ….
- Quais são as principais condições favoráveis à criação de oportunidades de aprendizagem que permitam aos alunos irem acima e além?
-
-
- Ser ouvido e participar na apresentação de proposta de aprendizagem?
- Trabalhar de forma colaborativa, ligando, através de projetos, pessoas e parceiros?
- Ligar os temas-problemas curriculares à vida diária dos alunos e/ ou ao mundo do trabalho e/ ou às artes e cultura?
- ….