À Volta dum livro… Os Ciganos
AE D. Sancho I, Pontével, Cartaxo
Eixo de intervenção: Leitura recreativa |
Objetivos
- Envolver os alunos em iniciativas lúdico-pedagógicas que impliquem a leitura e a realização de atividades relacionadas com a mesma.
- Valorizar a presença, a participação e o desenvolvimento de todas as crianças e jovens, independentemente das suas características, num quadro de igualdade de oportunidades e respeito pela diferença.
Intervenientes
- Alunos do 6.º ano (3 turmas = 43 alunos);
- 9 docentes (Português; Linguagem e Comunicação; Matemática; Oficina Complementar de Matemática (OCM); Educação Musical; Educação Visual; Educação Tecnológica; Artes e Ofícios; TIC e Ciências Naturais);
- 1 técnica de informática;
- 3 elementos da família dos alunos de etnia cigana.
Descrição
- O projeto iniciou com a leitura, pela professora bibliotecária, de um excerto do livro Os Ciganos, de Sophia de Mello Breyner Andresen e Pedro Sousa Tavares, seguindo-se o visionamento ativo do episódio da rubrica Ler Mais, Ler Melhor referente à obra.
- Após a conclusão da leitura da obra (adquirida com verba resultante da candidatura bePLAN23), nas aulas de Linguagem e Comunicação (no âmbito da Leitura Orientada em Sala de Aula), realizou-se um Concurso de Leitura, no Socrative. Ao aluno vencedor foi oferecido um livro.
- Na Biblioteca Escolar, os alunos assistiram ao documentário Ciganos - Uma longa sina, uma reportagem de Victor Bandarra, da TVI e participaram num debate.
- Nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes e Ofícios, Matemática e OCM foi construída uma maquete de um circo.
- Na disciplina de Ciências Naturais, os alunos partiram à descoberta das árvores existentes no pátio da escola, mais concretamente da Tília (árvore referida na obra), utilizando o Google Lens. Na biblioteca, pesquisaram informação e elaboraram cartazes sobre as árvores identificadas.
- Nas disciplinas de Linguagem e Comunicação e TIC pesquisaram provérbios ciganos para elaboração, no Canva, de individuais a colocar nos tabuleiros do refeitório no dia 22 de maio (dia em que se apresentou o projeto e em que se comemorou "O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento").
- Em Educação Musical, realizaram uma curta-metragem, baseada na adaptação da obra, feita pela professora bibliotecária. A técnica de informática colaborou nas filmagens. Ainda nesta área disciplinar, os alunos ensaiaram uma música e dança cigana que foi apresentada na festa final.
- Para esta festa foi convidado um grupo musical de antigos alunos, de etnia cigana, que têm irmãos a estudar na nossa escola.
- Os trabalhos realizados foram divulgados numa exposição montada no átrio da escola e dados a conhecer a toda a comunidade escolar.
Periodicidade
Em média, cada aluno participou em 22 sessões ao longo do ano letivo .
Parcerias
- Diretor de Turma dos alunos que atuaram na festa final, do Agrupamento Marcelino Mesquita do Cartaxo;
- Livraria Ponte do Raro.
Divulgação