A biblioteca da Escola Básica da Guia, Albufeira, em parceria com os docentes do 4.º ano (1.º Ciclo) realizaram uma atividade de articulação curricular promovendo o trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e o professor titular, com o objetivo de analisar textos informativos, formular perguntas a partir de informação tratada e desenvolver competências digitais com a utilização da ferramenta Genially.
A atividade incluiu a realização de um jogo do tipo escape room, intitulado "A Salvação de Os Lusíadas" e foi dinamizada na sala de aula e na biblioteca escolar, através de várias etapas:
- Leitura e análise da obra Camões: As aventuras e desventuras de um poeta épico, de Sérgio Franclim e do Poema a Luís de Camões, pela voz de Joana Gonçalves (RTP, Estudo em casa).
- Em trabalho de pares, os alunos formularam perguntas sobre cada capítulo do livro, registando três possíveis respostas.
- As perguntas foram apresentadas oralmente aos colegas, em grande grupo e testaram-se os conhecimentos adquiridos quanto à biografia de Camões.
- A turma, em trabalho com a ferramenta Genially, selecionou e adaptou um modelo de escape room e os alunos digitaram as questões e as respostas produzidas.
- Os alunos jogaram o jogo que ficou disponível para as outras turmas do 4.º ano, bem como para alunos do 2.º ciclo e passou a integrar os recursos disponibilizados pela biblioteca.
Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top, ex aequo, em novembro de 2024.