Informação | Pesquisar | Tratar | Produzir | 3.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | TIC | Bibliografias | Direitos de autor | Cartazes | Exposições virtuais | Mapas mentais | Validação
Criação de uma exposição (física e/ ou virtual) sobre os direitos de autor.
 
 
 
 

Objetivos

  • Dominar as noções de propriedade intelectual, direitos de autor e direitos conexos.
  • Respeitar as normas relativas aos direitos de autor e conexos.
  • Dominar as várias fases do trabalho com a informação (pesquisa, tratamento, produção, partilha/ comunicação)

 

Desenvolvimento

Criação de uma exposição (física e/ ou virtual) sobre os direitos de autor.

  • Os docentes apresentam o tema de modo sumário e sugerem aos alunos uma pesquisa preliminar sobre o mesmo (pesquisa livre ou orientada pelos docentes, ver sugestões em recursos).

  • Em pequenos grupos, os alunos discutem o tema e elaboram um mapa mental em que desdobram o tema em subtemas, tópicos, categorias…

  • Em grande grupo, apresentam os mapas elaborados e debatem/ definem as prioridades de pesquisa. Os subtemas/ tópicos são distribuídos pelos diferentes grupos.

  • Cada grupo de alunos: 

o    Define os termos/ questões de pesquisa para o subtema/ tópicos que lhe foram atribuídos;

o    Pesquisa e seleciona informação, orientado pelos termos/ questões formuladas, registando as fontes onde a recolheu (podem recorrer a uma ferramenta de curadoria de conteúdos - ver recursos);

o    Valida (fiabilidade, rigor, confrontação de fontes) e regista a informação relevante;

o    Produz um cartaz: organiza a informação; redige os conteúdos e produz/seleciona elementos não textuais (imagens, podcasts, vídeos…); elabora as citações necessárias e a bibliografia (ver recursos).

  • Em grande grupo: 

o    Apresentam-se os cartazes elaborados, evidenciando-se o respeito pelos direitos de autor;

o    Estabelece-se a sequência para a sua apresentação (exposição);

o    Debatem-se os processos e os resultados do trabalho, identificando-se procedimentos adquiridos e aspetos a melhorar/ aprofundar.

  • Com a colaboração dos docentes, os alunos organizam uma exposição física e/ ou virtual (ver recursos), amplamente divulgada nos canais de comunicação da biblioteca.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades

1. Desdobra o tema em subtemas, tópicos, categorias… definindo prioridades de pesquisa.
7. Trabalha colaborativamente, debatendo e justificando os seus pontos de vista, confrontando-os com os dos outros e reformulando posições.
10. Cita e referencia os autores que transcreveu ou parafraseou e elabora bibliografias, usando as normas respetivas.
13. Analisa o processo e o produto da pesquisa, reflete criticamente sobre a avaliação e inventaria ações corretivas.

Atitudes/ Valores

1. Manifesta espírito de interrogação.
2. Age de forma metódica e rigorosa.
4. Respeita os direitos de autor e conexos.
6. Aceita a crítica.
7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação.
8. Tem consciência do seu nível de competências.

 

Articulação curricular possível

TIC
Cidadania e desenvolvimento
http://www.dge.mec.pt/aprendizagensessenciais-ensino-basico 

 

Recursos

Recursos sobre direitos de autor

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard