|   | DesenvolvimentoCriação de uma exposição (física e/ ou virtual) sobre os direitos de autor.  
       Os docentes apresentam o tema de modo sumário e sugerem aos alunos uma pesquisa preliminar sobre o mesmo (pesquisa livre ou orientada pelos docentes, ver sugestões em recursos).
 
Em pequenos grupos, os alunos discutem o tema e elaboram um mapa mental em que desdobram o tema em subtemas, tópicos, categorias…
 
Em grande grupo, apresentam os mapas elaborados e debatem/ definem as prioridades de pesquisa. Os subtemas/ tópicos são distribuídos pelos diferentes grupos.
 
Cada grupo de alunos:  o    Define os termos/ questões de pesquisa para o subtema/ tópicos que lhe foram atribuídos; o    Pesquisa e seleciona informação, orientado pelos termos/ questões formuladas, registando as fontes onde a recolheu (podem recorrer a uma ferramenta de curadoria de conteúdos - ver recursos); o    Valida (fiabilidade, rigor, confrontação de fontes) e regista a informação relevante; o    Produz um cartaz: organiza a informação; redige os conteúdos e produz/seleciona elementos não textuais (imagens, podcasts, vídeos…); elabora as citações necessárias e a bibliografia (ver recursos). o    Apresentam-se os cartazes elaborados, evidenciando-se o respeito pelos direitos de autor; o    Estabelece-se a sequência para a sua apresentação (exposição); o    Debatem-se os processos e os resultados do trabalho, identificando-se procedimentos adquiridos e aspetos a melhorar/ aprofundar.  
       Com a colaboração dos docentes, os alunos organizam uma exposição física e/ ou virtual (ver recursos), amplamente divulgada nos canais de comunicação da biblioteca. 
 | 
 
     
     |   | Aprendizagens AcBEConhecimentos/ Capacidades 1. Desdobra o tema em subtemas, tópicos, categorias… definindo prioridades de pesquisa.7. Trabalha colaborativamente, debatendo e justificando os seus pontos de vista, confrontando-os com os dos outros e reformulando posições.
 10. Cita e referencia os autores que transcreveu ou parafraseou e elabora bibliografias, usando as normas respetivas.
 13. Analisa o processo e o produto da pesquisa, reflete criticamente sobre a avaliação e inventaria ações corretivas.
 Atitudes/ Valores 1. Manifesta espírito de interrogação.2. Age de forma metódica e rigorosa.
 4. Respeita os direitos de autor e conexos.
 6. Aceita a crítica.
 7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação.
 8. Tem consciência do seu nível de competências.
 
 |