|
Desenvolvimento Criação de uma exposição (física e/ ou virtual) sobre os direitos de autor.
- Os docentes apresentam o tema de modo sumário e sugerem aos alunos uma pesquisa preliminar sobre o mesmo (pesquisa livre ou orientada pelos docentes, ver sugestões em recursos).
- Em pequenos grupos, os alunos discutem o tema e elaboram um mapa mental em que desdobram o tema em subtemas, tópicos, categorias…
- Em grande grupo, apresentam os mapas elaborados e debatem/ definem as prioridades de pesquisa. Os subtemas/ tópicos são distribuídos pelos diferentes grupos.
- Cada grupo de alunos:
o Define os termos/ questões de pesquisa para o subtema/ tópicos que lhe foram atribuídos; o Pesquisa e seleciona informação, orientado pelos termos/ questões formuladas, registando as fontes onde a recolheu (podem recorrer a uma ferramenta de curadoria de conteúdos - ver recursos); o Valida (fiabilidade, rigor, confrontação de fontes) e regista a informação relevante; o Produz um cartaz: organiza a informação; redige os conteúdos e produz/seleciona elementos não textuais (imagens, podcasts, vídeos…); elabora as citações necessárias e a bibliografia (ver recursos).
o Apresentam-se os cartazes elaborados, evidenciando-se o respeito pelos direitos de autor; o Estabelece-se a sequência para a sua apresentação (exposição); o Debatem-se os processos e os resultados do trabalho, identificando-se procedimentos adquiridos e aspetos a melhorar/ aprofundar.
- Com a colaboração dos docentes, os alunos organizam uma exposição física e/ ou virtual (ver recursos), amplamente divulgada nos canais de comunicação da biblioteca.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades 1. Desdobra o tema em subtemas, tópicos, categorias… definindo prioridades de pesquisa. 7. Trabalha colaborativamente, debatendo e justificando os seus pontos de vista, confrontando-os com os dos outros e reformulando posições. 10. Cita e referencia os autores que transcreveu ou parafraseou e elabora bibliografias, usando as normas respetivas. 13. Analisa o processo e o produto da pesquisa, reflete criticamente sobre a avaliação e inventaria ações corretivas. Atitudes/ Valores 1. Manifesta espírito de interrogação. 2. Age de forma metódica e rigorosa. 4. Respeita os direitos de autor e conexos. 6. Aceita a crítica. 7. Revela motivação e autoconfiança no uso da informação. 8. Tem consciência do seu nível de competências. |