As prioridades estabelecidas para 2021-2022, que não invalidam os restantes aspetos amplamente identificados como fatores críticos de sucesso para a ação das bibliotecas, decorrem do contexto atual, fundando-se nas seguintes premissas:
• Estas opções constituem-se como evolução natural das priorizações que têm vindo a ser definidas nos últimos anos, alinhando-se com o Quadro Estratégico 2021-2027, Bibliotecas escolares presentes para o futuro;
• As dificuldades evidenciadas, após dois anos em pandemia, colocam como grande desígnio da educação e da sociedade, para o ano letivo 2021-2022, a recuperação das aprendizagens perdidas, com destaque especial para a leitura e a escrita, infraestruturas essenciais de toda a toda a aquisição do saber;
• A atualidade tem demonstrado a necessidade premente de valorização do ser humano, na sua plenitude e pluralidade, na sua relação com o outro e com o planeta e na suas múltiplas expressões;
• A crescente digitalização e o movimento global de transição digital exigem que as bibliotecas continuem a desenvolver-se do ponto de vista digital e contribuam para esse incremento ao nível da escola, nas várias dimensões da sua ação.