Projetos

Oeiras Internet Challenge Nacional

Na edição de 2021, e apesar da iniciativa ter sido lançada em pleno período de ensino a distância, registaram-se quarenta e quatro inscrições. As bibliotecas escolares não perderam a oportunidade de dar continuidade ao trabalho na área da literacia da informação, prioritária no atual contexto.

O apuramento das equipas foi organizado localmente por cada biblioteca escolar, de modo descentralizado e com inteira autonomia, sendo de realçar o envolvimento dos professores bibliotecários e o interesse dos alunos em todo o processo. Foi grande a mobilização dos alunos, patente não só no número de vezes que os Kahoot disponibilizados pela organização no blogue da iniciativa foram realizados durante a fase de apuramento, mas também no número de participações das diferentes equipas nos “Desafios Kahoot” lançados no Instagram das Bibliotecas Municipais de Oeiras.

A final do torneio, que decorreu totalmente a distância e consistiu na realização de três provas muito renhidas, teve lugar no dia 28 de abril, entre as 10:00 e as 12:00, tendo comparecido quarenta equipas.

Estas foram as equipas vencedoras: 
1.º prémio: Infomaníacos (Escola Básica e Secundária Lousada Oeste, Lousada)
2.º prémio: T & M (Escola Secundária Luís de Freitas Branco, Oeiras)
3.º prémio: Calvin & Hobbes (Escola Secundária Fernando Lopes Graça, Cascais)

A todos, parabéns e boas pesquisas! 

Objetivo
Desenvolver competências de pesquisa, seleção e avaliação da informação disponível na Web, promovendo não só a utilização eficaz das ferramentas de pesquisa e recuperação da informação, mas também a análise crítica e seletiva da informação e/ou fontes de informação. 

Descrição
O Oeiras Internet Challenge (OIC) é uma iniciativa promovida pelo Município de Oeiras, através das suas Bibliotecas Municipais, e consiste na realização de um torneio de pesquisa, seleção e avaliação de fontes de informação em linha. Dirigido à comunidade escolar do ensino secundário, visa o desenvolvimento de competências digitais e de literacia da informação. 

Destinatários
Todas as Bibliotecas Escolares integradas na Rede de Bibliotecas Escolares, através da participação de alunos do ensino secundário.

Parceiro
Município de Oeiras
 
 
 
Data de início
2021
_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard