Projetos

Newton gostava de ler!

O projeto Newton gostava de ler congrega duas conceções que nem sempre se associam:

     . o conhecimento científico é decisivo para o avanço civilizacional;
     . a biblioteca escolar garante condições para emanar ciência.

Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca. Na realização de cada módulo, cresce o interesse e sedimenta-se a premissa: toda a biblioteca escolar é um espaço de ciência.

Propostas de atividades


1.ª série

 2.ª série

3.ª série

4.ª série

 

 

 
Objetivos
1. Dotar as bibliotecas escolares de meios que induzam à melhoria dos níveis de literacia científica.
2. Contribuir para aprofundar um ideário de literacia científica.
3. Desenvolver interrelações da Ciência com outros saberes.

Descrição
Este projeto desenvolvido nas bibliotecas escolares alia a promoção da leitura à experimentação científica.
O projeto criou um programa de ação de promoção da cultura científica e tecnológica associada à leitura em que, transversalmente, a ciência está presente na realização de pequenas ações experimentais com materiais de replicação simples e através de módulos organizados em séries.

Destinatários
Ensino Básico e Ensino Secundário

Parceiros
Fábrica Centro Ciência Viva (FCCV)/ Universidade de Aveiro (UA)
Autarquias:
Águeda | Algarve Barlavento + Albufeira  | Amadora | Aveiro | Freixo-de-Espada-à-Cinta | Ílhavo | Proença-a-Nova | Sertã | Sintra | Vagos | Vila do Conde | Vila Verde
Centro Ciência Viva da Floresta 
Centro Ciência Viva de Sintra
Centro Ciência Viva de Vila do Conde
_____________
Data de início
2010-2011 (Aveiro)
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard