Propõe-se proporcionar uma (ou mais) roda de alunos e parar para ler, refletir e dialogar.
Para isso, sugerem-se três metodologias que poderão ser seguidas na condução dessas rodas de alunos:
Leituras dialogadas
A partir da leitura de um álbum e de um conjunto de questões preparadas pela biblioteca, os alunos dialogam, refletem e elencam conclusões. (ver proposta metodológica)
Leituras questionadas
Leitura de um álbum e aplicação da estratégia “Técnica de formulação de perguntas”. Seleção das questões mais interessantes/ polémicas de cada grupo para dinamizar o debate. (ver proposta metodológica)
Leituras emparelhadas
Seleção de pares de turmas (por exemplo: uma turma do 3º ciclo com outra do 1º ciclo, ou uma turma do ensino secundário com outra do 2.º ciclo…). A turma dos mais velhos encontrar-se-á com os mais novos na biblioteca para dinamizar uma conversa a partir da leitura de um álbum. (Ver proposta metodológica)