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Conta-nos uma história!

Os resultados da 12.ª edição podem ser consultados aqui>>

O ato de contar histórias desempenha um papel extremamente relevante nas aprendizagens realizadas pelos alunos dos diferentes níveis de educação e ensino, quer na aquisição de conhecimentos, quer no desenvolvimento de competências e valores.

Com a iniciativa "Conta-nos uma história!",  pretende-se incentivar os  estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico a desenvolverem projetos, relacionados com o ato de contar, que coloquem os alunos em situações educativas desafiantes, recorrendo à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.

No decorrer dos projetos, será possível definir ações estratégicas de ensino, promotoras de situações de aprendizagem significativa, que convoquem os quatro domínios de trabalho enunciados no documento Orientações Curriculares para as Tecnologias da Informação e Comunicação, nomeadamente o domínio Comunicar e Colaborar, bem como o domínio Criar e Inovar.
Por outro lado, a introdução da língua inglesa no currículo do 1.º CEB, nos 3.º e 4.º anos, justificou, em 2016/2017, a criação de uma categoria intitulada “Once Upon a Time...”.

As histórias a admitir a concurso, em língua portuguesa e em língua inglesa (3.º e 4.º anos), podem ser originais ou consistir em recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas e outros textos já existentes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, etc. Podem ainda ser abordados os domínios contemplados na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente o da Educação Ambiental e o do Risco, através da exploração de temas como, por exemplo, a proteção da floresta, entre outros.

 Em todos os casos, deve existir um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos.

 

Objetivos
1.
Promover a apropriação da tecnologia digital no desenvolvimento das literacias;
2. Promover a leitura;
3. Promover a criatividade;
3. Desenvolver e aprofundar, nos alunos participantes, a expressão escrita e/ou a competência de leitura expressiva, no caso de alunos escreventes, e a criatividade oral, no caso de alunos da educação pré-escolar;
4. Envolver os participantes no conto ou reconto colaborativo de histórias;


5. Promover a utilização dos recursos educativos e a utilização da biblioteca escolar;
6. Divulgar e partilhar com a comunidade educativa os recursos educativos desenvolvidos nas várias escolas;
7. Promover a ligação com a comunidade envolvente.
8. Desenvolver competências linguísticas em língua inglesa;
9. Promover o gosto pela literatura infantil em língua inglesa.

Descrição 
Este concurso incentiva os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico a desenvolverem projetos, relacionados com o ato de contar, que coloquem os alunos em situações educativas desafiantes, recorrendo à utilização das tecnologias digitais, nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.
As histórias a admitir a concurso, em língua portuguesa e em língua inglesa (3.º e 4.º anos), podem ser originais ou consistir em recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas e outros textos já existentes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, etc.
 
 

Destinatários
Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
 
 
Parceiros
Direção-Geral da Educação (DGE), Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027); Microsoft, Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e Rádio ZigZag.
 
 
Data de início
2009 - 2010 
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Contactos
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Acessibilidade
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Lista de distribuição
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