Agrupamento Escolas D. Dinis
Projeto BEg@mes 2021- |
Sinopse |
O BEg@mes que surgiu da junção com a Biblioteca Escolar com os jogos, favorece áreas de competência, inerentes ao Perfil do Aluno, através do estímulo ao prazer de ler, associando a ludicidade a estratégias cognitivas, motivacionais e sociais no aprender a aprender.
Num processo de mentoria, são criados cenários de jogo como base de aprendizagem. Para tal, os alunos do curso profissional técnico de Informática-sistemas e um grupo de alunos migrantes da escola, realizam pesquisas, participam em encontros e partilham vivências para situar os problemas que identificam para, no final, traduzirem no desenvolvimento de jogos, disponíveis para a comunidade.
Este projeto conta com a parceria da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e com o Instituto de Engenharia de Coimbra (ISEC).
Com a FPCEUC são dinamizadas ações informativas de sensibilização para a importância do jogo e competências motoras, sociais e afetivas para a aprendizagem e desenvolvimento saudável e integral.
Com o ISEC são dinamizados workshops acerca da realização de jogos digitais, para os alunos do curso profissional Técnico de Informática-Sistemas [TI-S].