O tema "Bibliotecas: diálogo para a mudança" convidou a comunidade internacional de Bibliotecas e Ciência da Informação a discutir, reexaminar, repensar e reinterpretar o papel das bibliotecas como promotoras da mudança.
O diálogo é a expressão máxima da democracia, a base da liberdade de expressão e informação e, portanto, a engrenagem para um futuro melhor. As bibliotecas funcionam como locais de encontro e mediadores abertos, livres, democráticos, inclusivos e participativos entre o conhecimento e as pessoas.
Numa era de rápidas mudanças na esfera socioeconómica-tecnológica, as bibliotecas devem definir seu papel como provedoras de informação, promotoras da leitura, colonizadoras da comunidade que servem, protagonistas da inovação e protagonistas das mudanças na sociedade. As bibliotecas e a sociedade precisam estar numa relação dialética aberta e constante.
Em representação do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, Margarida Costa apresentou a seguinte comunicação:
COSTA, Margarida (2019) The issue of media literacy in Portuguese school libraries: data inspire action. Paper presented at: IFLA WLIC 2019 - Athens, Greece - Libraries: dialogue for change in Session 190 - School Libraries.