O projeto pretende, por um lado, congregar práticas de leitura já existentes, e, por outro, implementar estratégias diferentes adequadas aos novos modos de ler. Para manter e cativar novos e mais competentes leitores, propõe-se recorrer à leitura multimodal, a práticas de socialização da leitura e escrita e ao envolvimento de professores, famílias e funcionários. Dar-se-á continuidade às atividades “Leitura em Vai-Vem”, “Biblioflashes”, “Ponto de Leitura” e “Livros que viraram filmes”.
Atendendo a cada nível de ensino, as ações organizar-se-ão em torno de:
(um) projetos individuais de leitura e grupos de leitores, implicando leitura/partilha em suporte impresso/ digital – “Passaporte para a Leitura”, “Roda de Livros”, blogue do projeto/ mural de turma, booktrailers, GoodReads, Wattpad;
(dois) concursos de leitura (Kahoot ou Socrative);
(três) atividades de escrita criativa (concursos, Wattpad, Fanfiction) com edição de livros digitais. A BE organizará o mural do projeto (Padlet).