Ao longo dos anos, o espírito inovador do projeto "aLer+", iniciado em 2018 com a articulação da leitura e da escrita em suportes digitais e o envolvimento de 17 turmas, floresceu e evoluiu significativamente no nosso agrupamento. Aquela semente, que visava aproveitar os tempos livres e promover a leitura como um ato de liberdade e lazer, germinou em práticas pedagógicas cada vez mais diversificadas e enriquecedoras, estruturadas em torno de cinco eixos fundamentais: a Visibilidade da leitura, a Leitura recreativa, a Leitura orientada, a Socialização da leitura e o Envolvimento da família.
Atualmente, o nosso agrupamento dinamiza dezenas de iniciativas que transcendem a abordagem inicial, consolidando-se como um polo de promoção da leitura e, consequentemente, da melhoria da compreensão leitora dos nossos alunos.
O foco permanece na formação de leitores ativos, capazes de analisar criticamente a informação e de construir o seu próprio conhecimento a partir da leitura.
A jornada "aLer+", agora "aLer mais e melhor", transformou-se numa dinâmica contínua de inovação pedagógica, onde a leitura é encarada como uma competência essencial para o sucesso académico e para a vida, sendo cultivada através de múltiplas abordagens que visam alcançar todos os alunos, mesmo aqueles que inicialmente se mostravam mais resistentes.
O agrupamento orgulha-se do percurso trilhado e do impacto positivo que estas iniciativas têm tido na formação de leitores mais competentes e de cidadãos mais conscientes.