O Agrupamento de Escolas de Marrazes é Território Educativo de Intervenção Prioritária e, segundo o relatório da CPCJ relativo a 2016, situa-se numa zona com o maior número de casos sinalizados por esta entidade, apenas superado pela freguesia de Leiria.
A “coragem” sugerida no título do nosso projeto prende-se com a adoção de práticas condutoras à realização pessoal e ao sucesso escolar dos nossos alunos, envolvendo, para tal, todos os membros da comunidade educativa.
É neste contexto que algumas das atividades pensadas têm caráter de continuidade, embora a maior parte tenha tido início em 2017/2018.
No início de cada ano letivo, a biblioteca da escola sede distribui, aos cerca de 1000 alunos do 1º ciclo do agrupamento, os manuais escolares e desenvolve o projeto de troca de manuais escolares usados entre os cerca de 500 alunos dos 2º e 3º ciclos. É desta forma que, na biblioteca, conhecemos a quase totalidade dos Encarregados de Educação dos alunos do agrupamento. É, com alguma propriedade, que podemos dizer que as lacunas leitoras e literácitas dos nossos alunos são resultado das lacunas leitoras e literácitas comunidade onde se insere.