No atual contexto, caracterizado pelo avanço da tecnologia, é cada vez mais importante que a escrita e a leitura sejam desenvolvidas desde os primeiros anos de escolaridade.
É notório o atraso de Portugal relativamente aos seus parceiros europeus no que concerne aos níveis de literacia. Este facto tem implicações diretas no atraso ao nível económico.
Os resultados globais de estudos nacionais e internacionais, realizados nas últimas décadas, demonstram que Portugal apresenta uma população com baixos níveis de literacia, significativamente inferiores à média europeia, tanto na população adulta, como entre crianças e jovens em idade escolar.
A importância da leitura é reconhecida pela União Europeia e organizações internacionais, como a OCDE e a UNESCO, que a consideram um alicerce da sociedade do conhecimento, indispensável a um desenvolvimento sustentado. A leitura é fundamental para formar cidadãos com elevados níveis de autonomia, com plena consciência de si próprio e dos outros, para poder tomar decisões face à complexidade do mundo atual, para exercer uma cidadania ativa.
Dada a importância da leitura para a formação e para a plena integração na sociedade de qualquer cidadão, é fundamental encontrar formas de incutir nas crianças e jovens hábitos de leitura.
É responsabilidade de todos os intervenientes no processo educativo, começando logo no pré-escolar, desenvolver desde muito cedo o gosto e os hábitos de leitura. A colaboração dos pais para o êxito desta tarefa é fundamental, especialmente nos anos iniciais.
Nenhum docente deve alhear-se da sua responsabilidade na promoção da leitura. O contributo de todos é fundamental.
Com este projeto é nossa intenção desenvolver um trabalho mais sistemático na área da Leitura , aprofundando e consolidando competências alicerçadas em experiências de aprendizagem ativa e significativa, porque acreditamos que a Leitura é a Chave para o sucesso escolar e para a formação de cidadãos ativos, participativos e responsáveis. Pretendemos estimular o prazer da leitura em vários suportes.