Ao longo dos anos temos tentado, com êxito, integrar a leitura no quotidiano dos nossos alunos; reforçaram-se práticas de leitura recreativa e de leitura orientada, sensibilizaram-se pais/encarregados de educação para a importância da leitura. Procurámos responder às exigências que a sociedade do conhecimento tem imposto à escola no sentido de integrar também as novas literacias.
Ao nível do pré-escolar, são desenvolvidas atividades inerentes ao Projeto Leitura em Vai e Vem e os baús pedagógicos criados para o efeito têm sido amplamente utilizados, nomeadamente no Pré-escolar da Esperança, único grupo que funciona num edifício à parte, mas que é envolvido em todos os projetos desenvolvidos, nomeadamente naqueles que são propostos pela Biblioteca Escolar. No pré-escolar e no 1.º ciclo tem sido dinamizada a «Hora do Conto», com exploração de diferentes obras nas suas múltiplas linguagens. Há um trabalho iniciado, que se pretende sistematizar, ao nível da utilização das diferentes literacias.
Todas as turmas do Agrupamento são envolvidas em atividades de leitura, nomeadamente concursos, a nível interno e externo, de forma a promover e fomentar o gosto pelo livro e pela leitura desde a primeira idade. Os alunos de 1.º ciclo são os utilizadores mais assíduos da BE e aqueles que registam um maior número de requisições diárias. A BE tem assumido um papel de impulsionadora de várias iniciativas que visam não só desenvolver a competência leitora, como alargar os hábitos de leitura de toda a população escolar.