Este seminário realiza-se no dia 10 de julho (segunda-feira), na Biblioteca Municipal de Pombal.
Falar de bibliotecas escolares é falar da vida na escola e, por isso, parte integrante da escola e do sistema educativo. Mais do que um espaço e um conjunto de recursos organizados, as bibliotecas escolares assumem-se hoje como uma estrutura formativa de aprendizagem e de construção do conhecimento, assente em novas abordagens pedagógicas, baseadas na pesquisa e no processamento da informação e no uso intensivo dos novos recursos e media digitais. A biblioteca escolar constitui uma estrutura transversal à escola e ao currículo, sendo cada vez mais frequente relacionar-se a existência de boas bibliotecas com a melhoria da aprendizagem, a qualidade da educação e uma maior participação cívica.
Mas não chega dizer que temos bibliotecas bem equipadas e com fundos documentais atualizados, o que é verdadeiramente importante é ensinar a usar as bibliotecas. Esse é o papel do professor e a função do professor bibliotecário, ensinar a ler em diversos suportes, ensinar a usar com propriedade o que biblioteca oferece. Perceber como e quando ligar esse ensinamento à sala de aula concretiza o desígnio e a nobreza da função educativa.
O propósito, com este Seminário, é o de criar um espaço privilegiado de discussão, dando a conhecer a biblioteca escolar como estrutura fundamental nos curricula, e como potenciadora da aprendizagem dos nossos alunos.