Agrupamento de Escolas de Barroselas, Viana do Castelo

[Integração 2024]

Entendendo-se a leitura como uma estratégia central do Projeto Educativo do Agrupamento (PEA) e do Plano de Recuperação das Aprendizagens (PRA), objetiva-se a integração da leitura na vida pessoal e académica dos nossos alunos e de toda a comunidade educativa. Pretende-se dar continuidade às práticas dos eixos da Leitura Recreativa, Leitura Orientada e Envolvimento da Família, já em prática, e investir em ações de melhoria relativas aos eixos da Visibilidade da Leitura e da Socialização da Leitura.

Serão operacionalizadas as seguintes ações:

Leitura recreativa: promoção de momentos de leitura diária, em silêncio, em horário curricular, em todas as turmas do agrupamento, com regulares mostras de livros (projeto “10 minutos a ler”); dinamização de concursos de leitura, escrita, expressão plástica e produção audiovisual, a nível escolar, regional e nacional; envolvimento dos alunos em iniciativas lúdico-pedagógicas a partir da leitura (Hora do Conto) nas turmas da educação pré-escolar e do 1º ciclo; dinamização de sessões cinematográficas e momentos de partilha de livros e de filmes (rubrica da RBE “Ler, é para já! - Um livro, um filme” e exibição de curtas metragens) em articulação com o PNC.

Leitura Orientada: divulgação, junto dos docentes, dos conjuntos de exemplares múltiplos existentes na biblioteca e empréstimo para sala de aula; elaboração de roteiros de leitura orientada em sala de aula, nas turmas do 1º ciclo, que contemplam o desenvolvimento de estratégias de compreensão; promoção de atividades lúdico-pedagógicas, em pequeno grupo, para superar dificuldades de leitura em alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão (medidas adicionais) em articulação com o projeto Todos Juntos Podemos Ler.

Envolvimento da Família: organização de dinâmicas de leitura domiciliária em família (projetos “Leitura em Vai e Vem” para a educação pré-escolar e “Já sei ler” para o 1º ciclo); participação dos pais e elementos da comunidade em momentos de leitura para os alunos, em todas as escolas do agrupamento; produção de “Diários de Leitura” pelas famílias a partir da leitura das obras do empréstimo domiciliário, na educação pré-escolar e no 1º ciclo; interação com as famílias através das redes sociais da biblioteca escolar (Website, Facebook e Instagram).

Visibilidade da Leitura: integração do programa aLer mais e melhor no Projeto Educativo do Agrupamento e no Plano de Recuperação das Aprendizagens; realização de diferentes ações de marketing, nomeadamente a afixação do lema e do logótipo do programa aLer mais e melhor em faixas e banners, bem como cartazes e pósteres fotográficos, nas escolas do agrupamento; dinamização do projeto “Livro Trânsito” através da criação de espaços de leitura atrativos em locais diferenciados das escolas do agrupamento; implementação do Knolling Literário para produção de sinopses literárias visuais; separação sistemática de resíduos recicláveis por toda a comunidade educativa e recolha pela empresa Resulima, com atribuição de gratificação monetária para aquisição de fundo documental, no âmbito do projeto Reciclar para Ler+.

Socialização da Leitura: divulgação de livros, recensões, textos de opinião, desafios e materiais de leitura, em formato escrito e audiovisual, produzidos por elementos da comunidade educativa, nas redes sociais da Biblioteca Escolar e do Agrupamento (Website, Newsletter Escola Viva, Facebook e Instagram); promoção de debates sobre livros, artigos de jornais ou revistas que permitam a partilha de opiniões e preferências, a partir das sessões dos Clubes de Leitura na Escola (CLE) para alunos do 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário; criação de um Clube de Leitura para adultos (pessoal docente, pessoal não docente, pais e encarregados de educação); criação de um “Consultório” de Leitura e Escrita para alunos do 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário, com recurso aos docentes em funções no Centro de Apoio à Aprendizagem.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard