Leitura | Ler | 1.º Ciclo | Português | Leitura em voz alta
Leitura e análise de obras literárias em que os alunos assumem diferentes papéis.
 
 
 
 
 

Objetivos

  • Desenvolver a imaginação.
  • Ler com diversas finalidades.
  • Treinar a leitura em voz alta.

 

Desenvolvimento

Leitura e análise de obras literárias em que os alunos assumem diferentes papéis.

  • Os docentes:
    • Selecionam na coleção da biblioteca um conjunto de obras literárias de autores da lusofonia e apresentam-nas à turma.
    • Dividem a turma em pequenos grupos e atribuem a cada um deles uma obra.
    • Estabelecem diferentes papéis que os alunos de cada grupo irão assumir.
Sugestões:
Entrevistador: levanta questões para serem debatidas pelo grupo; 
Erudito: escolhe passagens do livro para serem relidas, justificando a sua escolha;
Mediador: faz a ligação entre o texto e a sua vida pessoal, a vida na escola, acontecimentos na comunidade, outros livros ou acontecimentos…;
Ilustrador: produz uma interpretação gráfica do que leu;  
Escritor: escolhe palavras para partilhar com o grupo (por serem interessantes, confusas, poderosas ou por outros motivos); 
Investigador: desenha as viagens que as personagens fazem, localiza os espaços, desenha um mapa…
Podem ser criados outros papéis pelo docente ou pelos alunos de acordo com a obra analisada e/ ou as suas preferências.

  • Em pequenos grupos, os alunos:
    • Exploram a obra atribuída;
    • Treinam a leitura em voz alta, podendo fazer essa leitura em alternância, em coro ou de acordo com o que que considerarem mais sugestivo;
    • Conversam sobre a obra que estão a ler;
    • Assumem um dos papéis determinados pelo docente, procuram a informação necessária e executam as tarefas pré-estabelecidas.
Sugere-se uma tabela para registo dos papéis atribuídos e do trabalho realizado.
    • Refletem sobre o trabalho realizado e registam as suas conclusões.

  • Em grande grupo:
    • Apresentação e discussão dos resultados alcançados por cada grupo.
    • Partilha dos trabalhos num mural digital da turma.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais variadas. 
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas.
5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões.
8. Procura informação para responder a situações do dia-a-dia e saber mais sobre temas do seu interesse.
9. Utiliza as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever e comunicar, atendendo aos seus interesses e necessidades pessoais ou escolares, sob orientação de um adulto.

Atitudes/ Valores:

1. Demonstra curiosidade.
2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
3. Participa na troca e debate de ideias. 
4. Manifesta espírito crítico. 
5. Respeita diferentes opiniões.
8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita.

 

Articulação curricular possível

Português 1.º ciclo

 

Recursos

Observações

Atividade adaptada de Yopp, H. K. & Yopp, R. H. (2014). Literature-based reading activities: Engaging Students with Literary and Informational Text. 6th edition. Boston: Pearson.

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard