Leitura | Ler | 1.º Ciclo | Português | Leitura em voz alta
Leitura e análise de obras literárias em que os alunos assumem diferentes papéis.
|
|
Objetivos
- Desenvolver a imaginação.
- Ler com diversas finalidades.
- Treinar a leitura em voz alta.
|
|
Desenvolvimento Leitura e análise de obras literárias em que os alunos assumem diferentes papéis.
- Os docentes:
- Selecionam na coleção da biblioteca um conjunto de obras literárias de autores da lusofonia e apresentam-nas à turma.
- Dividem a turma em pequenos grupos e atribuem a cada um deles uma obra.
- Estabelecem diferentes papéis que os alunos de cada grupo irão assumir.
Sugestões: Entrevistador: levanta questões para serem debatidas pelo grupo; Erudito: escolhe passagens do livro para serem relidas, justificando a sua escolha; Mediador: faz a ligação entre o texto e a sua vida pessoal, a vida na escola, acontecimentos na comunidade, outros livros ou acontecimentos…; Ilustrador: produz uma interpretação gráfica do que leu; Escritor: escolhe palavras para partilhar com o grupo (por serem interessantes, confusas, poderosas ou por outros motivos); Investigador: desenha as viagens que as personagens fazem, localiza os espaços, desenha um mapa… Podem ser criados outros papéis pelo docente ou pelos alunos de acordo com a obra analisada e/ ou as suas preferências.
- Em pequenos grupos, os alunos:
- Exploram a obra atribuída;
- Treinam a leitura em voz alta, podendo fazer essa leitura em alternância, em coro ou de acordo com o que que considerarem mais sugestivo;
- Conversam sobre a obra que estão a ler;
- Assumem um dos papéis determinados pelo docente, procuram a informação necessária e executam as tarefas pré-estabelecidas.
Sugere-se uma tabela para registo dos papéis atribuídos e do trabalho realizado.
-
- Refletem sobre o trabalho realizado e registam as suas conclusões.
- Em grande grupo:
- Apresentação e discussão dos resultados alcançados por cada grupo.
- Partilha dos trabalhos num mural digital da turma.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais variadas. 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. 5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões. 8. Procura informação para responder a situações do dia-a-dia e saber mais sobre temas do seu interesse. 9. Utiliza as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever e comunicar, atendendo aos seus interesses e necessidades pessoais ou escolares, sob orientação de um adulto. Atitudes/ Valores: 1. Demonstra curiosidade. 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. 5. Respeita diferentes opiniões. 8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita. |
|
Articulação curricular possível Português 1.º ciclo |
|
Recursos
|
|
Observações Atividade adaptada de Yopp, H. K. & Yopp, R. H. (2014). Literature-based reading activities: Engaging Students with Literary and Informational Text. 6th edition. Boston: Pearson. |