Leitura | Compreender | Comunicar | 1.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Oralidade | Partilha de opiniões | Refugiados
Reflexão sobre as experiências dos refugiados a partir da leitura de um livro.
 
 
 
 

Objetivos

  • Compreender o outro e desenvolver empatia.
  • Desenvolver competências de leitura.
  • Desenvolver a expressão oral.

 

Desenvolvimento

Reflexão sobre as experiências dos refugiados a partir da leitura de um livro.

  • Leitura da obra Uma longa Viagem (ver recursos).
    Sugestão: a leitura pode ser feita pelo docente ou pelos alunos (passando o livro de mão em mão); o título deve ficar oculto (ocultando a capa com papel opaco).

  • Em grande grupo, os alunos:
      • Sugerem títulos para a obra, justificando a sua proposta;
      • De todas as propostas, selecionam a que consideram mais representativa;
      • Depois de revelado o título, conversam sobre a relação entre este e a história.
      • Apresentam oralmente semelhanças e diferenças entre os humanos e os gansos que identificaram ao longo da história.

  • A partir das respostas dadas pelos alunos, é criada uma tabela comparativa (ver recurso de apoio) de semelhanças e diferenças entre a migração dos gansos bravos e a dos humanos.

  • Em pequeno grupo, os alunos selecionam seis nomes que reflitam as emoções experienciadas pelas personagens ao longo da história e registam-nos como resposta a um desafio na ferramenta Mentimeter (ou outra ferramenta de criação de nuvens de palavras).

  • Em grande grupo é analisada a nuvem de palavras criada pela turma. (por exemplo: palavras com maior número de ocorrências, palavras que poderiam ter surgido…).

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia).
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas.
5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões.

Atitudes/ Valores:

2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
3. Participa na troca e debate de ideias.
4. Manifesta espírito crítico.
5. Respeita diferentes opiniões.

 

Articulação curricular possível

 

Recursos

Observações

  1. Esta proposta foi adaptada da atividade partilhada, em 2022/ 2023, pela professora bibliotecária Ana Filipa Julião Baptista da Escola Básica da Malveira (Agrupamento de Escolas Professor Armando Lucena, Mafra).
  2. Se a atividade for feita com várias turmas, a biblioteca pode organizar uma exposição (física ou virtual) das “nuvens” de palavras criadas.

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard