Leitura | Compreender | Comunicar | 1.º Ciclo | Cidadania e Desenvolvimento | Português | Oralidade | Partilha de opiniões | Refugiados
Reflexão sobre as experiências dos refugiados a partir da leitura de um livro.
|
|
Objetivos
- Compreender o outro e desenvolver empatia.
- Desenvolver competências de leitura.
- Desenvolver a expressão oral.
|
|
Desenvolvimento Reflexão sobre as experiências dos refugiados a partir da leitura de um livro.
- Leitura da obra Uma longa Viagem (ver recursos).
Sugestão: a leitura pode ser feita pelo docente ou pelos alunos (passando o livro de mão em mão); o título deve ficar oculto (ocultando a capa com papel opaco).
- Em grande grupo, os alunos:
-
-
- Sugerem títulos para a obra, justificando a sua proposta;
- De todas as propostas, selecionam a que consideram mais representativa;
- Depois de revelado o título, conversam sobre a relação entre este e a história.
- Apresentam oralmente semelhanças e diferenças entre os humanos e os gansos que identificaram ao longo da história.
- A partir das respostas dadas pelos alunos, é criada uma tabela comparativa (ver recurso de apoio) de semelhanças e diferenças entre a migração dos gansos bravos e a dos humanos.
- Em pequeno grupo, os alunos selecionam seis nomes que reflitam as emoções experienciadas pelas personagens ao longo da história e registam-nos como resposta a um desafio na ferramenta Mentimeter (ou outra ferramenta de criação de nuvens de palavras).
- Em grande grupo é analisada a nuvem de palavras criada pela turma. (por exemplo: palavras com maior número de ocorrências, palavras que poderiam ter surgido…).
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia). 4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. 5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões. Atitudes/ Valores: 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 4. Manifesta espírito crítico. 5. Respeita diferentes opiniões. |
|
Articulação curricular possível
|
|
Recursos
|
|
Observações
- Esta proposta foi adaptada da atividade partilhada, em 2022/ 2023, pela professora bibliotecária Ana Filipa Julião Baptista da Escola Básica da Malveira (Agrupamento de Escolas Professor Armando Lucena, Mafra).
- Se a atividade for feita com várias turmas, a biblioteca pode organizar uma exposição (física ou virtual) das “nuvens” de palavras criadas.
|