Com o objetivo de otimizar os procedimentos de recolha da informação relativa ao funcionamento das bibliotecas escolares, que possibilite a planificação de ações de melhoria dos serviços prestados, a Rede de Bibliotecas Escolares lança anualmente dois inquéritos às escolas: Recursos Humanos e Base de dados. |
Com o objetivo de otimizar os procedimentos de recolha da informação relativa ao funcionamento das bibliotecas escolares, que possibilite a planificação de ações de melhoria dos serviços prestados, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) lança o inquérito Base de dados 2025 (BD 2025).
Acesso
O acesso ao inquérito é efetuado a partir do Sistema de Informação RBE.
Estrutura
A partir do ano letivo 2023/ 2024, os ciclos de recolha da informação passaram a ter carácter bianual, sendo disponibilizado às escolas, no primeiro ano de cada ciclo, um inquérito simplificado, cuja estrutura – secções A a E – se manterá no segundo ano, de forma a preservar os elementos de continuidade e progressividade na recolha dos dados.
O questionário BD 2025 apresenta uma estrutura dividida em cinco secções, aglutinadas em quatro áreas: informação geral da escola/ agrupamento, recursos materiais, gestão e relatório de atividade da biblioteca.
Preenchimento
O preenchimento dos questionários deverá ser efetuado pelas escolas sede de agrupamento e escolas não agrupadas, uma vez que o acesso ao formulário apenas é disponibilizado a estes estabelecimentos. Nos agrupamentos de escolas, compete ao professor bibliotecário coordenador da equipa, a recolha da informação relativa às bibliotecas dos diferentes estabelecimentos de ensino.
Calendário
A BD 2025 é disponibilizada às escolas em duas fases:
Com o objetivo de recolher informação sobre os recursos humanos afetos às bibliotecas escolares no ano letivo 2024-2024, a RBE lança o inquérito Recursos humanos 2025 (RH2025).
O preenchimento do inquérito deverá ser efetuado pelas escolas sede de agrupamento e escolas não agrupadas de 23 de setembro a 11 de outubro.
O inquérito é constituído por um formulário composto por três grupos de questões:
O acesso aos inquéritos é efetuado a partir do Sistema de informação.
O preenchimento dos questionários deverá ser efetuado pelas escolas sede de agrupamento e escolas não agrupadas, uma vez que o acesso ao formulário apenas é permitido a estes estabelecimentos. Nos agrupamentos de escolas, compete ao professor bibliotecário coordenador da equipa a organização do trabalho de recolha da informação relativa às bibliotecas dos diferentes estabelecimentos de ensino.