Iniciativas > Encontros

2.º Encontro Nacional de Literacia para os Media e Jornalismo

No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, domínio dos Media, realiza-se no dia 12 de outubro, o 2.º Encontro Nacional de Literacia para os Media e Jornalismo, uma iniciativa da Direção-Geral da Educação em parceria com o Sindicato de Jornalistas, o Centro Protocolar de Formação Profissional de Jornalistas, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Centro de Formação de Associação de Escolas Nova Agora.

O Encontro terá um formato híbrido, presencial (Grande Auditório da Escola Secundária Quinta das Flores, Coimbra) e online (plataforma zoom da DGE).

Tem como objetivo partilhar as práticas desenvolvidas em escolas portuguesas, do Pré-escolar ao Secundário, no âmbito do projeto “Literacia para os Media e Jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos media”, criado em 2017 pelo Sindicato de Jornalistas, em parceria com o Centro Protocolar de Formação para Jornalistas (Cenjor), a que se associou o Ministério da Educação, sendo que o projeto conta com o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

A segunda edição do Encontro Nacional de Literacia para os Media e Jornalismo permitirá debater as adaptações que o projeto, e a oficina de formação a ele associada, sofreram repentinamente quando a pandemia COVID19 implicou o encerramento das escolas. Permitirá ainda apresentar as práticas desenvolvidas nesse contexto novo e mais digital que nunca.

Esta edição do Encontro Nacional de Literacia para os Media e Jornalismo será ainda um palco de excelência para um pensar conjunto alargado sobre o futuro de um projeto que atualmente envolve comunidades desde o Ensino Pré-escolar ao Ensino Secundário, e cujas próximas formações estarão focadas no combate à desinformação, precisamente quando a Comissão Europeia apresenta um conjunto de recomendações nesta área, destinadas a escolas, professores e outros educadores de toda a Europa.

Esta oportunidade de partilha de boas práticas e desenvolvimento profissional, destina-se a professores, alunos e todos os demais interessados nesta temática.

Está certificado como Ação de Formação de Curta Duração (AFCD) de 5h, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente: Educadores de Infância, docentes dos ensinos básicos e secundários e de educação especial.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard