A biblioteca da Escola Básica José Saraiva, Leiria, implementou um programa de celebração do centenário de José Saramago, com ponto alto na Semana da Leitura e que continuou até ao final do ano letivo.
O programa contou com diversas atividades, em articulação com os docentes:
- plantação de uma oliveira, no recinto da escola, com a participação de todos os alunos;
- sessões sobre a obra do autor, para os alunos do 5º ao 9º ano (veja recurso de apoio);
- oficinas de escrita criativa para alunos (veja enquadramento e cartões utilizados);
- exposições sobre a vida e obra do autor;
- trabalhos de expressão plástica, sobre o livro A maior flor do mundo, realizados pelos alunos com medidas de apoio à aprendizagem;
- ilustração da obra O lagarto, recorrendo a várias técnicas, por alunos do 6º ano, realizada em articulação com a disciplina de Educação Visual; (Veja trabalhos produzidos)
- leitura expressiva do livro A maior flor do mundo, por alunos representantes de cada uma das turmas do 2º ciclo;
- seleção, organização e disponibilização de excertos da obra de Saramago, distribuídos pelas 40 turmas da escola, para serem lidos, em contexto de aula:
- 5º e 6º ano – A maior flor do mundo;
- 7º ano - As pequenas memórias;
- 8º ano – Homem-rio;
- 9º ano – A jangada de pedra.A selecção das obras foi efetuada em articulação com os docentes de Português. A leitura dos textos/excertos ficou ao critério dos professores de cada turma: uns leram o texto de uma vez só; outros, sobretudo os mais extensos, leram-nos em aulas diferentes; uns foram lidos pelo professor, outros pelos alunos, outros ainda por alunos e professores.
- trabalho colaborativo com a disciplina de Geografia, no 7º ano, a partir de excertos do livro: Viagem a Portugal. (veja proposta de trabalho)
Em trabalho de grupo, os alunos analizaram o excerto que foi distribuído a cada grupo, sobre uma das localidades visitadas pelo autor e a partir de uma ficha de trabalho, identificam e localizam no Google maps ou no Google Earth a localidade em questão e respondem a algumas questões. Por fim, colocam o produto do seu trabalho, num mapa gigante de Portugal, em exposição na biblioteca.
- projeção do filme: Ensaio sobre a cegueira;
- debates na disciplina de Educação e Cidadania, a partir de reflexões de Saramago; (veja textos de partida)
- sessões para alunos, dinamizadas por Vítor Guia, Presidente da Junta de Freguesia de Azinhaga, com o título: “Saramago, Azinhaga e Eu”;
- palestra do Dr. Sérgio Letria: “Saramago: as qualidades de um Homem”.
As atividades envolveram toda a comunidade escolar e tiveram muita recetividade e participação.