Bibliotecas > Práticas

Sustentabilidade e bem-estar

A biblioteca da Escola Secundária Vieira de Araújo, em Vieira do Minho, integrou um Domínio de Articulação Curricular (DAC), do 11º ano, com as disciplinas de Física e Química A, Biologia e Geologia, Português, Inglês, Filosofia, Geografia, Educação Física, a área de Cidadania e Desenvolvimento, e com o Projeto de Educação para a Saúde.

A atividade foi  pensada e desenhada para um contexto pós-pandémico em que a interação social e as saídas de campo foram uma forte aposta, para a redução dos níveis de stress e para a promoção da saúde física / mental dos alunos.

A articulação entre as várias áreas, potenciando as características do meio local, permitiu a organização de um ponto alto do trabalho, com uma saída de campo para três turmas do ensino secundário e os respetivos professores.

A Biblioteca Escolar foi um pilar no desenvolvimento desta atividade, integrando a leitura e a escrita num contexto de aprendizagem ao ar livre, em que a promoção do bem-estar e a valorização da sustentabilidade/preservação do património ambiental local estiveram subjacentes em todos os momentos.

Esta atividade recebeu o prémio Fazer em Rede - Atividade Top, em maio de 2022.

Objetivos
1. Envolver a Biblioteca escolar em atividades que valorizam um estilo de vida saudável (fundamental a uma boa saúde mental);
2. Promover o bem-estar geral dos alunos e reduzir os níveis de stress e ansiedade de modo articulado com a promoção da literacia da leitura.
Destinatários
Ensino Secundário
Parcerias
Docentes titulares de turma
Data
13.05.2022
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard