Iniciativas > Encontros

Encontro Nacional RBE | PNPSE - Partilhas

Valongo a Va-Ler 

Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga  |  Águeda
Teresa Figueiredo - professora Bibliotecária  / Juliana Jorge - Terapeuta da Fala
 
Projeto de avaliação e intervenção junto dos alunos finalistas da educação Pré-escolar e dos 1º e 2º anos no âmbito da promoção da consciência fonológica, Literacia Emergente, de Leitura e Escrita pelo Terapeuta da fala em articulação com os docentes. A Biblioteca Escolar disponibiliza recursos ( livros),para potenciar o gosto e o contacto das crianças com os livros, através de dinâmicas diversas, em colaboração com os docentes e com o envolvimento das famílias. A biblioteca agrega experiências, faz a avaliação das atividades promovidas e colabora na formação de docentes e pais.

Crescer ao Saber das EMOÇÕES

Agrupamento de escolas Professor Reynaldo dos Santos | Vila Franca de Xira
Ana Cristina Moura, professora bibliotecária e Magda Ferreira, psicóloga
 
O projeto “Crescer ao Saber das EMOÇÕES” nasceu duma proposta das Bibliotecas Escolares do Agrupamento Professor Reynaldo dos Santos, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário 21/23, inserido no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.
Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das competências socio-emocionais d@s alun@s e das famílias, promovendo o autoconhecimento, a expressão das emoções e das relações positivas entre pares (empatia, sentido crítico, tolerância e assertividade), direcionado para uma aprendizagem na gestão e controlo das experiências emocionais, contribuindo assim para uma educação apoiada nos valores preconizados no Perfil dos Alunos.Os temas da autoconsciência e do autoconhecimento são abordados a partir da leitura de contos, poemas, visionamento de documentários, filmes, onde os/as alunos/as são convidados a expressarem emoções por meio da voz, do corpo, do rosto, do movimento, da arte e da música.

O Trabalho Colaborativo da BE e do PNPSE na Formação de Utilizadores

EB 23/S Pintor José de Brito | Viana do Castelo
Carla Pires, professora bibliotecária
 
Trabalho de articulação da BE com dois técnicos especializados (Informática e Música), colocados no Agrupamento, no âmbito do PNPSE. Esta articulação é feita a partir da disciplina de Oferta Complementar, Literacias, no apoio à formação de utilizadores (planificação e realização de sessões formativas para Alunos, Pais e Professores) ao nível das competências digitais e na realização de apresentações públicas do Clube de Leitura.

Ler bem e depressa

Agrupamento de Escolas André Soares | Braga
Lurdes Borges, Terapeuta da Fala
 
Apresentação dos projetos implementados no agrupamento pela Terapeuta da Fala em articulação com o Professor Bibliotecário: "Magia das Palavras", "Ler bem e depressa" (que engloba o recurso ao método fonomímico e o programa ouvintes sortudos; "Já sei ler" e a formação de docentes.

Viagens à la c'ARTE

Agrupamento de Escolas de Alcabideche | Cascais
Cidália Parreira, Professora Bibliotecária e Helena Batista, Técnicas TIC - PNPSE
 
Partilha de práticas realizadas pela equipa Viagens à la c'ARTE com turmas do 1.º Ciclo.

Biblioteca Escolar | PNPSE- colaborar para o sucesso

Agrupamento de Escolas de Seia | Seia
Liliana Melo, professora bibliotecária e Hugo Maranha, psicólogo
 
O projeto visa trabalhar as problemáticas do ensino associadas à construção da personalidade, maturidade social e interação na comunidade. Através deste trabalho pretendem-se criar condições práticas para o desenvolvimento pessoal, facilitando o desempenho dos jovens nas disciplinas em que apresentam maior resistência. Utilizando um conjunto de linguagens associadas ao ensino, queremos motivá-los e promover a participação, a auto-estima, o interesse e o desempenho escolar destes alunos.

A biblioteca escolar, enquanto centro de inovação da escola e sendo um espaço de inclusão, conhecimento e cultura , é uma das parceiras deste projeto, quer de apoio ao currículo, quer de desenvolvimento de múltiplas competências, com enfoque especial para a literacia da leitura, da informação e dos media. 
A experiência que se pretende apresentar resulta de um trabalho colaborativo entre a BE e o psicólogo, Hugo Maranho, recurso disponibilizado pelo PDPSC,  e assenta entre outros nos  seguintes domínios: Escrita criativa - 7.º e 8.º anos; Socorro hoje é dia de apresentação da PAP - alunos 12.º ano dos cursos profissionais; Comportamento(s) nas redes sociais - alunos cursos profissionais e turmas (CEF) de nível básico.

Incluir pelas Artes - Liga-te às Artes

Escola Secundária Campos de Melo | Covilhã
Maria da Luz Coelho, equipa da BE e professora de turma intervencionada e Estrela Nunes, Artista Residente, no âmbito do PNPSE
 
A intervenção da Biblioteca da Escola Secundária Campos Melo centrou-se no trabalho que tem sido desenvolvido pela Artista Residente com os alunos Migrantes e dos Cursos de Educação e Formação. É um trabalho que nasce do empenho da Direção na promoção do sucesso escolar de todos, através da diversificação de oportunidades diferenciadas, metodologias e ferramentas de ensino, e da articulação entre os professores das turmas envolvidas e a Biblioteca Escolar (no âmbito do projeto "Caminhos de Multiculturalidade" - Todos Juntos Podemos Ler (RBE)). Esta experiência tem-se revelado surpreendente e mostra que a arte é uma linguagem universal a que ninguém fica indiferente, permitindo comunicar com todos.

Literacias Digitais

Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal | Rio Maior
Célia Vinagre Castelhano, professora bibliotecária e Pedro Belo, técnico especializado de audiovisuais
 
O Programa permite apresentar medidas de promoção do sucesso bastante diversificadas, potenciando o desenvolvimento da confiança individual e o gosto pela escola através de diversas formas como a arte. Desta multiplicidade de medidas resulta a atribuição às escolas da capacidade de contratação de técnicos de áreas de especialidades diferentes e é neste sentido que integramos na nossa equipa o Técnico Especializado de Audiovisuais, Pedro Belo.

A criação de conteúdos de vídeo e edição dos mesmos é uma constante e integra a planificação de uma série de DAC que decorrem de diversas iniciativas.
Com esta dinâmica implementada promovemos de forma sistemática as Literacias Digitais.
 
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard