Bibliotecas > Práticas

Páginas de ciência

A biblioteca da Escola Secundária João de Deus,Faro (Agrupamento de Escolas João de Deus), desenvolveu uma ação de promoção da leitura de livros informativos, na área da ciência, destinada a alunos do ensino secundário. Os participantes foram desafiados a ler um livro de divulgação científica à sua escolha e a produzir um registo vídeo, no qual assumiam o papel de booktubers, apresentando uma apreciação crítica da obra lida.

A professora bibliotecária divulgou o projeto na disciplina de Português, em todas as turmas do 12º ano. Foram disponibilizados os tutoriais “Como falar de Ciência em três lições” e “El uso educativo del BookTubers”. Estiveram, também, envolvidas neste projeto as disciplinas de Biologia, Física e Economia.

Foi necessário enriquecer a coleção da biblioteca escolar com obras atualizadas de divulgação científica, para proporcionar um leque de opções diversificado e atrativo, tendo-se elaborado o catálogo bibliográfico “Páginas de Ciência”, com o objetivo de dar a conhecer aos alunos, professores e a toda a comunidade educativa, o enriquecimento do fundo bibliográfico. A Biblioteca Municipal de Faro, parceira neste projeto, elaborou cartazes de divulgação das obras existentes no seu fundo documental e reforçou-o com novas aquisições.

O projeto teve grande recetividade na comunidade educativa, tendo os 94 alunos participantes apresentado trabalhos de elevada qualidade. Contudo, apenas foram publicados no canal do YouTube os vídeos dos alunos, cujos encarregados de educação autorizaram a divulgação.

Os alunos avaliaram a atividade muito positivamente, tendo a maioria referido que foi a primeira vez que leu um livro de divulgação científica.

Questão de Partida
Vivemos numa sociedade altamente tecnológica e dependente dos enormes avanços dos vários ramos da ciência. Contudo, constata-se que nos currículos escolares é dada pouca relevância à leitura de obras de divulgação científica, situação facilmente identificada nas lacunas que os alunos apresentam neste domínio.
Objetivo
Incremento da literacia científica e das competências de comunicação dos alunos.
Destinatários
Ensino secundário
Data de início: 2020
Parcerias
Clube Ciência Viva na Escola (CCVnE), docentes de Português, Biologia, Física e Economia, Biblioteca Municipal de Faro
_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard