|
Desenvolvimento Leitura de excertos de uma obra para a abordagem de conteúdos da disciplina de Ciências. Momento 1
- Leitura orientada (a pares e/ ou em voz alta pelos alunos) do capítulo “Um sobe e desce de centenas de milhões de anos” do livro O Avô e os Netos Falam de Geologia, de A.M. Galopim de Carvalho.
Diálogo com os alunos sobre os conteúdos do capítulo, procurando identificar as informações relevantes sobre o tema Terra em transformação/ subtema Consequências da dinâmica interna da Terra, particularmente os conceitos associados ao ciclo das rochas.
- Em pequenos grupos, os alunos:
- Realizam o trabalho de pesquisa sobre o ciclo das rochas, utilizando o capítulo lido, o manual e outros materiais disponibilizados pelo professor.
- Elaboram questões sobre o assunto, que integrarão o questionário digital coletivo (ver recursos).
- Os docentes compilam as questões criadas e criam um questionário que será respondido por todos os alunos da turma.
Momento 2
- Repetição dos procedimentos descritos acima no ponto 1. para os capítulos “Quando a Terra treme” e “Duas medidas para quantificar os sismos”.
- Individualmente ou em pequenos grupos, os alunos
- Pesquisam informação sobre a localidade que lhes foi atribuída (onde ocorreu recentemente um sismo) nas fontes indicadas pelos docentes e/ ou outras.
- Recolhem os dados necessários para publicação num mural digital
Sugestões: identificação da localidade; data; profundidade; magnitude; fonte da informação; o sismo nos media - notícia/ fotografia/ vídeo… |
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de diferentes géneros, progressivamente mais extensas e complexas. 3. Constrói sentidos, estabelecendo relações intertextuais a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens. 4. Expressa oralmente ideias, usando vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais ricos e complexos. 8. Procura informação para resolver problemas do dia-a-dia, ampliar conhecimentos e tomar decisões. 9. Utiliza, autonomamente e com segurança, as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar e comunicar, em situações do dia-a-dia e de aprendizagem. Atitudes/ Valores: 1. Demonstra curiosidade. 2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 3. Participa na troca e debate de ideias. 6. Reconhece o valor da informação. 8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita. |