Educação Pré-Escolar

 


  1. Valorizar a biblioteca, os livros e outros recursos;

  2. Apreciar diferentes manifestações de artes visuais, a partir da observação de vários domínios e modalidades (pintura, desenho, escultura, fotografia, arquitetura, vídeo…), expressando uma opinião e leitura crítica;

  3. Explorar aspetos da comunicação visual como: cor, linhas, pontos, traços, padrões; formas, figuras, objetos; pintores e estilos de pintura; retrato; elementos sensoriais; enquadramento, pose (fotografia); imagem, movimento, narrativa (cinema);

  4. Criar narrativas a partir de imagem/ ilustração;

  5. Desenvolver capacidades de compreensão, expressão e criatividade, através de explorações e produções plásticas próprias, em várias modalidades e técnicas artísticas.

 


Este projeto, desenvolvido em parceria entre as quatro salas do Jardim de Infância (JI) e a biblioteca escolar da EB1/ JI da Venda do Pinheiro (AEVP), vai ao encontro do tema atual do plano de atividades do JI da Venda do Pinheiro, VivenciArte, iniciado no ano letivo 2020/ 2021.

As leituras e atividades dinamizadas semanalmente pela biblioteca, feitas a partir de livros relacionados com o domínio da arte, são o mote para desafios lançados às educadoras e crianças. 

Como repositório de atividades e materiais usados, a biblioteca criou uma apresentação digital interativa, na qual vão sendo registados alguns dos momentos de exploração artística em várias modalidades. A par das técnicas de expressão plástica experimentadas, aí se encontram também recursos como curtas de animação, música e divulgação de pintores e museus.

Entendendo que a arte não é um complemento educativo, mas antes faz parte de uma educação integral do ser humano, a exploração deste domínio, na educação pré-escolar, constitui uma forma de promover o sentido estético e crítico, a curiosidade, a expressão individual da criança na descoberta de si mesma, do(s) outro(s) e do mundo, potenciando o seu desenvolvimento em várias áreas do saber.

VivenciArte espelha, assim, um processo colaborativo de meses, com destaque para as criações das crianças, orientadas pelas educadoras. Além dos trabalhos realizados em sala, esta ferramenta digital dá ainda conta dos trabalhos que foram feitos com a participação das famílias.

O sítio em linha está em construção até ao final do ano letivo e este será o nosso museu virtual, para podermos mostrar e recordar o que fomos fazendo em conjunto sob a influência inspiradora da(s) arte(s).

 


 


 

Crianças, respetivas famílias e educadoras Eugénia Assunção, Mariana Ferreira, Sara Janeiro e Susana Rocha.
Este é um testemunho de Rosário Anselmo, professora bibliotecária da EB1/ JI da Venda do Pinheiro (AEVP). 

 

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard