Leitura | Compreender | Comunicar | 3.º Ciclo | Português | Poesia
Elaboração de micropoemas a partir de um texto de José Saramago.
 
 
 
 

Objetivos

  • Estimular o gosto pela escrita poética.
  • Assinalar o centenário do nascimento de José Saramago.
  • Comemorar o Dia Mundial da Poesia.

 

Desenvolvimento

Elaboração de micropoemas a partir de um texto de José Saramago.

  • Breve contextualização sobre a vida e obra de José Saramago.

  • Lançamento do desafio aos alunos: transformá-los em poetas até ao final da aula.

  • Visualização do vídeo com a leitura da obra O lagarto, de José Saramago, feita por Adriana Calcanhoto (ver recursos).

  • Apresentação da estratégia “Máquina da Poesia” (ver observações).

  • Em pequeno grupo, os alunos:

    • Leem a obra O lagarto.

    • Procedem ao levantamento da matéria-prima dos poemas – palavras (nomes, adjetivos, verbos) – a partir de uma página ao acaso da obra O lagarto.

    • Registam, na tabela (“Máquina da Poesia”), as palavras encontradas na obra.

    • Escrevem outros nomes (emoções, sentimentos) e adjetivos (em modo livre) na tabela.

    • Testam a máquina:
      • um dos alunos, com os olhos vendados, aponta para uma palavra em cada coluna da tabela;
      • os restantes colegas registam as palavras indicadas;
      • o aluno cria um micropoema a partir das palavras que selecionou;
      • os alunos refletem sobre as características da poesia e validam o micropoema criado;
      • os restantes elementos do grupo criam micropoemas seguindo o mesmo processo;
      • os alunos registam os micropoemas criados.

  • Em grande grupo, os alunos partilham as frases criadas.

  • Organização de uma antologia digital com uma seleção dos micropoemas elaborados. 

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens (verbal, icónica, fílmica, …).
 
6. Cria textos originais, respondendo a uma intencionalidade comunicativa, em diferentes géneros e formatos.   

Atitudes/ Valores:

7. Revela imaginação na compreensão e produção textual.

 

Articulação curricular possível

3.º Ciclo
Português 

 

Recursos

Observações

 

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard