Leitura | Compreender | Comunicar | 3.º Ciclo | Português | Poesia
Elaboração de micropoemas a partir de um texto de José Saramago.
|
|
Objetivos
- Estimular o gosto pela escrita poética.
- Assinalar o centenário do nascimento de José Saramago.
- Comemorar o Dia Mundial da Poesia.
|
|
Desenvolvimento Elaboração de micropoemas a partir de um texto de José Saramago.
- Breve contextualização sobre a vida e obra de José Saramago.
- Lançamento do desafio aos alunos: transformá-los em poetas até ao final da aula.
- Visualização do vídeo com a leitura da obra O lagarto, de José Saramago, feita por Adriana Calcanhoto (ver recursos).
- Apresentação da estratégia “Máquina da Poesia” (ver observações).
- Em pequeno grupo, os alunos:
- Leem a obra O lagarto.
- Procedem ao levantamento da matéria-prima dos poemas – palavras (nomes, adjetivos, verbos) – a partir de uma página ao acaso da obra O lagarto.
- Registam, na tabela (“Máquina da Poesia”), as palavras encontradas na obra.
- Escrevem outros nomes (emoções, sentimentos) e adjetivos (em modo livre) na tabela.
- Testam a máquina:
- um dos alunos, com os olhos vendados, aponta para uma palavra em cada coluna da tabela;
- os restantes colegas registam as palavras indicadas;
- o aluno cria um micropoema a partir das palavras que selecionou;
- os alunos refletem sobre as características da poesia e validam o micropoema criado;
- os restantes elementos do grupo criam micropoemas seguindo o mesmo processo;
- os alunos registam os micropoemas criados.
- Em grande grupo, os alunos partilham as frases criadas.
- Organização de uma antologia digital com uma seleção dos micropoemas elaborados.
|
|
Aprendizagens AcBE Conhecimentos/ Capacidades: 3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens (verbal, icónica, fílmica, …). 6. Cria textos originais, respondendo a uma intencionalidade comunicativa, em diferentes géneros e formatos. Atitudes/ Valores: 7. Revela imaginação na compreensão e produção textual. |
|
Articulação curricular possível 3.º Ciclo Português |
|
Recursos
|
|
Observações
|