A Rede de Bibliotecas Escolares volta a ser parceira desta iniciativa, estando prevista a participação numa mesa redonda:
Os cenários informacionais, digitais e de comunicação da atualidade implicam, de forma premente, a necessidade de maximizar as suas vantagens e minimizar os riscos que lhes estão associados, o que exige um conjunto de habilidades indispensáveis para todos, independentemente da sua idade, origem ou nível de instrução.
Para isso, torna-se cada vez mais imprescindível que os responsáveis educativos programem e desenvolvam uma ação sistemática que permita, efetivamente, desenvolver nos alunos as competências necessárias para se envolverem de forma crítica e efetiva com a informação e com os vários tipos de conteúdos disponíveis nos ambientes digitais da atualidade, empoderando-os para enfrentarem os desafios, muitos deles imprevisíveis, de um mundo em constante mudança.
Desde sempre, as literacias da informação e dos media são uma preocupação da Rede de Bibliotecas Escolares que tem sido concretizada com a clarificação das aprendizagens a fazer nas e com as bibliotecas escolares, das metodologias a adotar, assim como com a apresentação de múltiplas propostas concretas de trabalho. Além disso, essa matéria tem vindo sistematicamente a ser constituída como uma prioridade para a ação das bibliotecas escolares.
Nesta mesa-redonda, elementos dos vários níveis de intervenção da Rede de Bibliotecas Escolares (Gabinete Coordenador, Coordenadores Interconcelhios e Professores Bibliotecários) debaterão a temática, apresentando desafios e partilhando ações que têm sido implementadas pelas bibliotecas.
Intervenientes:
Maria João Filipe (Moderadora; Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares)
Eduarda Mota (Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares)
Isabel Nina (Coordenadora Interconcelhia para as Bibliotecas Escolares)
Lurdes Dias (Professora Bibliotecária - EBS Penacova)
O 2º Congresso Internacional de Literacias do Século XXI (ICCL2022) pretende promover a alfabetização em diferentes áreas do conhecimento como parte do direito à educação, bem como uma base para o empoderamento e desenvolvimento inclusivo dos indivíduos em territórios de baixa densidade e transfronteiriços, permitindo uma maior literacia destas populações, contribuindo assim para uma diferenciação positiva destes territórios.
O ICCL2022 será uma oportunidade para repensar a importância fundamental da alfabetização como impulsionadora do desenvolvimento e integração dessas populações nos desafios das próximas décadas.
Vários temas serão abordados, a saber: Literacias digitais, financeiras, ambientais, quantitativos, científicas e emocionais, bem como literacias nas áreas de saúde e gestão, STEM, leitura e bibliotecas, cinema, media, educação e artes, entre outras.
A Rede de Bibliotecas Escolares volta a ser parceira desta iniciativa, estando prevista a participação numa mesa redonda: