1 º Ciclo – 4.º Ano
- Promover o gosto pela leitura;
- Desenvolver as competências de leitura;
- Compreender e interpretar BD;
- Conhecer a estrutura da BD (prancha, tira, vinheta);
- Conhecer e utilizar os vários elementos gráficos presentes na BD (Imagem de fundo, personagens, focos, falas e pensamentos, expressões e ações);
- Promover a literacia digital;
- Promover o desenvolvimento da criatividade.
A atividade é composta pelos seguintes passos:
- Apresentação da atividade pelo professor bibliotecário.
- Leitura e exploração oral da obra selecionada.
- Identificação das personagens do conto e suas caraterísticas físicas e psicológicas.
- Apresentação da estrutura e elementos gráficos de uma BD.
- Preenchimento em conjunto do guião de BD.
- Divisão dos alunos em grupos de trabalho (um grupo por tira).
- Planificação das tiras da BD (personagens, textos, balões, legendas, cartuchos, símbolos e onomatopeia).
- Elaboração das tiras em computador pelos grupos utilizando a aplicação Pixton Comic Builder.
- Junção das tiras e criação das planchas pelos professores bibliotecários.
- Impressão e exposição do conto na biblioteca e nos canais de comunicação da mesma.
- Fundo documental da biblioteca escolar.
- Apresentação sobre o que é a BD, estrutura e elementos gráficos.
- Guião de elaboração de uma BD.
- Material de escrita.
- Computadores.
- Aplicação Pixton Comic Builder.
- Blogue, Facebook e Instagram da biblioteca.
Eunice Elisabete Fernandes Paulo | Professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Macedo Cavaleiros
Joel Filipe Duarte Casteleira | Professor bibliotecário do Agrupamento de Escolas de Mirandela
Fonte da imagem: OpenClipart-Vectors por Pixabay