3.º Ciclo do Ensino Básico - 9º ano
- Dar a conhecer e promover a valorização do património local.
- Promover a observação crítica e criativa.
- Desenvolver a criatividade e competências de escrita.
- De forma organizada e orientada, os alunos visitam e exploram monumentos e locais de interesse da vila de Freixo de Espada à Cinta.
- Num local/ monumento, é solicitado aos alunos que selecionem um aspeto do mesmo e que o descrevam, por escrito, com detalhe, de forma criativa e plena de riqueza sensorial.
- De seguida, em outro monumento, é pedido aos alunos que redijam uma conversa imaginária com as paredes ou pedras do edifício.
- Posteriormente, em outro local, os alunos são levados a escrever como se fizessem parte do local/ monumento, por exemplo, o que sentiriam se fossem eles próprios a estátua, a calçada, etc.
- No final deste périplo, os alunos dirigem-se à Biblioteca Escolar, onde registam em formato digital os seus textos, fazendo as correções/ aperfeiçoamentos julgados pertinentes.
- Os textos produzidos pelos alunos são expostos/ divulgados.
- Pranchetas, folhas de papel e caneta.
- Computadores da biblioteca.
Josélia Maria Almeida Gomes | Professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro, Freixo de Espada à Cinta
Fonte da imagem: Município de Freixo de Espada à Cinta. Freixo de Espada à Cinta. http://www.cm-freixoespadacinta.pt/