Programa

Redes locais

É reconhecido que o trabalho colaborativo consolida a organização em Rede, promove a sustentabilidade de cada instituição, torna mais evidente a sua utilidade e pertinência e requer plataformas interativas de comunicação, cuja atualidade e fiabilidade de conteúdos sejam garante de usabilidade para a comunidade de utilizadores.

O conceito de Rede não pode ser confundido com qualquer sistema informático ou telemático. A Rede implica antes de mais a interação colaborativa de pessoas que partilham informações e colaboram na execução de tarefas comuns. Assim, um dos objetivos essenciais da Rede é a agilização e racionalização do esforço de cada parceiro, procurando restringir a multiplicação de procedimentos idênticos, como é o caso da catalogação de documentos que se repetem nas diferentes bibliotecas.

A Rede deve assumir uma identidade consolidada com objetivos comuns e práticas que congreguem os seus diferentes elementos e sejam espelhados num portal que apresente, para além dos serviços do catálogo, notícias sobre atividades das bibliotecas e outras formas de comunicação com os seus leitores, refletindo toda a dinâmica da rede.


Com o intuito de apoiar a constituição das redes de bibliotecas, a RBE disponibiliza um conjunto de recursos, instrumentos de orientação para a organização interna bem como software para elaboração da presença digital das Redes.


As questões e pedidos de apoio técnico ao desenvolvimento e implementação dos catálogos podem ser endereçados para redes.concelhias@mail-rbe.org

_
Contactos
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Podcast
_
Flipboard