A biblioteca da Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades, realizou uma atividade em parceria com os docentes de matemática do 7º ano de escolaridade, no âmbito de um Domínio de Autonomia Curricular (DAC).
O ponto de partida foi a leitura de extratos do livro "O Cavaleiro da Dinamarca", de Sophia de Mello Breyner Andresen, em particular os que fazem menção ao estudo da ciência, da matemática e da astronomia na cidade de Florença, com destaque para a referência ao conhecimento da "regra do número de oiro".
A atividade continuou com a apresentação e explicação da exposição patente na biblioteca, sobre o matemático italiano da Idade Média, Leonardo de Pisa, (conhecido por Fibonacci) e sobre a descoberta da sequência numérica com o seu nome e do número de ouro.
A partir da explicação dos professores e da exposição, os alunos, percecionaram a presença da razão de ouro e da espiral de Fibonacci em diversas situações na natureza, na arquitetura e nas artes. Por último, as turmas foram desafiadas a realizar um jogo interativo (quiz) sobre esta temática.
Esta atividade foi destacada no âmbito do prémio Fazer em rede - Atividades Top em fevereiro de 2022.